Não é nenhuma novidade que o WhatsApp permitirá reações às mensagens enviadas pelo aplicativo. Trata-se de uma funcionalidade que já existe há muito tempo em outras plataformas da Meta — como o Facebook, o Messenger e o Instagram Direct — e que funcionará no mesmo esquema no mensageiro mais utilizado do Brasil.
De acordo com o WABetaInfo, essas reações às mensagens funcionarão tanto em conversas individuais quanto em grupos, além de serem públicas — ou seja, será possível saber quem deu determinada reação a determinada mensagem. A nova descoberta do site, inclusive, diz respeito a como essa informação será exibida aos usuários.
O aplicativo está implementando um novo campo de detalhamento de mensagens chamado “Informações de reação”, mas ainda não foi especificado como o usuário terá acesso a ele — o mais provável é que isso aconteça com um toque nas reações já distribuídas, como no Instagram.
Dessa forma, as informações sobre reações não estarão atreladas aos “dados das mensagens”, que já existem há um bom tempo no aplicativo e exibem informações como o horário em que ela foi enviada, recebida e lida (caso as confirmações de leitura estejam ativadas).
Esse novo campo de informações para as reações, por sua vez, estará dividido em abas: a primeira mostrará todas as reações recebidas pela mensagem e as demais serão abas individuais para cada emoji em específico que for distribuído.
Haverá um limite de seis emojis disponíveis para as reações, mas cada usuário só poderá reagir uma vez a cada mensagem. Ainda em fase beta, não há nenhuma previsão de data de lançamento do recurso para os usuários finais.