Quem é usuário de algum sistema operacional móvel da Apple sabe o quão complicada é a tarefa de assistir a um simples vídeo do YouTube — principalmente se você tentar fazer isso diretamente pelo navegador, como o Safari.
E foi pensando numa alternativa para substituir o player nativo e pesado para navegadores da rede social que o desenvolvedor Zhenyi Tan lançou, no início deste mês, a extensão Vinegar, que transforma o player padrão do YouTube em um modificado por uma tag HTML.
Embora esse detalhe faça a extensão parecer apenas uma maneira de simplificar o player, ela apresenta muitos recursos que podem incrementar a sua navegação na plataforma de vídeos.
O primeiro deles é uma funcionalidade na qual, no player nativo, só funciona na base da famosa “gambiarra” (ou caso você seja assinante Premium): o modo de reprodução Picture-in-Picture (PiP).
Além disso, os vídeos não param de ser reproduzidos caso você mude para outra aba do navegador; e você ainda pode escolher reproduzir somente o áudio para manter a música tocando enquanto o Safari estiver em segundo plano.
O Vinegar traz ainda um recurso focado em privacidade: enquanto a extensão estiver sendo usada, o Google não consegue ter acesso às suas atividades de reprodução, pausa e pesquisa no YouTube.
Por fim, possivelmente por conta da tecnologia da extensão em si, ela acaba removendo os anúncios dos vídeos.
A extensão está disponível para o Safari no iOS, no iPadOS e no macOS. Quem quiser adquiri-la, deve desembolsar R$11 na App Store.
via Daring Fireball