O melhor pedaço da Maçã.

Qualcomm lança nova geração de processadores topo-de-linha

Junto aos grandes saltos em performance e eficiência energética, a Qualcomm aproveitou o momento para mudar a nomenclatura do seu SoC
Snapdragon 8 Gen 1

Como de costume, a Qualcomm aproveitou a correria de final de ano para anunciar a sua próxima gerações de processadores móveis. Porém, quebrando a tradição, o novo processador traz uma nova nomenclatura: o Snapdragon 8 Gen 1 chega para substituir o Snapdragon 888 e deverá ser o padrão em smartphones Android de 2022.

Publicidade

O novo processador topo-de-linha da Qualcomm adota a arquitetura ARMv9 e foca em seis vertentes-chave: conectividade 5G, sensores de câmera, inteligência artificial, jogos, áudio e segurança.

O processador é equipado com 8 núcleos (alto desempenho e baixo consumo), rodando em até 3GHz, e é baseado na arquitetura de 4 nanômetros — sim, batendo os 5nm do A15 Bionic. Em tese, o novo chip tem uma performance 20% superior e um consumo energético 30% inferior que o Snapdragon 888.

Snapdragon 8 Gen 1

O novo sistema de imagem do SoC possui um ISP (processador de sinal de imagem) de 18 bits, com faixa dinâmica, cor e velocidades aprimoradas. Ele ainda conta com suporte a vídeos em 8K HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. (30 quadros por segundo) com captura de fotos de 64 megapixels de forma simultânea, ou a captura de 240 fotos de 12MP em um segundo, um novo mecanismo Bokeh que permite modo Retrato em vídeos, baixo consumo energético para tarefas como desbloqueio facial e tecnologia de renderização volumétrica.

A nova GPU Adreno promete maior desempenho gráfico com menor gasto energético (30% mais potente que a Adreno 660 do Snapdragon 888) — e que poderá ser muito útil junto à suíte para games Snapdragon Elite Gaming.

Publicidade

Em termos de áudio, o novo chip conta com suporte a áudio sem perdas; já em segurança, ele traz um novo Trust Management Engine e suporte ao Android Ready SE para chaves digitais de carros, carteiras de habilitação e mais.

Snapdragon 8 Gen 1

Talvez a parte mais importante no novo SoC seja o seu foco em inteligência artificial, trazendo desempenho 4x maior e que é capaz de avaliar em tempo real suas notificações e priorizar/organizá-las de acordo com sua importância.

Publicidade

Ainda nessa vertente, em colaboração com a Sonde Health, a Qualcomm integrou ao SoC tecnologia de reconhecimento de voz para detecção de problemas de saúde — como problemas de pressão, asma e até COVID-19.

Em termos de conectividade, o novo processador possui um modem Snapdragon X65 com suporte à rede 5G mmWave de 10 Gigabits, Wi-Fi 6 e 6E, Bluetooth 5.2 e tecnologia iSIM — que integra a rede celular diretamente no SoC, proporcionando economia de energia e eliminando a necessidade do uso de cartões Nano-SIM.

Por fim, o processador ainda conta com carregamento Quick Charge 5, capaz de recargas de mais de 100W e suporte para telas com taxa de atualização de 144Hz em resolução QHD+.

Publicidade

É esperado que o Snapdragon 8 Gen 1 integre boa parte dos smartphones Android topo-de-linha no próximo ano, começando com ofertas da Realme e da Xiaomi — então, já é bom ir se familiarizando com a nova nomenclatura.

Claramente a concorrência (principalmente da Apple, claro, mas não só dela — afinal até o Google agora tem um chip próprio, e não podemos esquecer da linha Exynos da Samsung) deve ter dado um empurrãozinho na Qualcomm, não? Mas é como sempre dizemos: quanto mais concorrentes, melhor. 😜

via TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo retoma tradição de disponibilizar apps grátis no Natal

Próx. Post

Apple e (RED) arrecadaram US$270 milhões no combate à AIDS

Posts Relacionados