O melhor pedaço da Maçã.

Sorted³, PicoJar e SpendLists: 3 ótimos utilitários para iOS, iPadOS e macOS

Sorted³

Vira e mexe enjoamos dos apps nativos dos sistemas, ora porque muitas vezes não vão além do básico ou porque não nos adequamos às suas interfaces por muito tempo. Por isso, é comum encontrarmos — na loja ou em aparelhos de outros por aí — aplicativos com funções semelhantes aos da Apple ou até mesmo soluções de diferentes desenvolvedores, mas com suas particularidades. 

Publicidade

Fato é que desde 2008, com a App Store, os aplicativos se tornaram commodities e, como todo tipo de produto distribuído às massas, devem atender cada vez mais às preferências e aos gostos de diferentes grupos de usuários — cada vez mais exigentes.

A seguir, apresentarei três aplicativos que passei a usar no meu dia a dia, tanto no iPhone quanto no iPad, para expandir as possibilidades de alguns apps e recursos nativos do iOS. Vale lembrar que todos também são compatíveis com o macOS, sendo que o PicoJar roda em modo de compatibilidade em Macs com Apple Silicon.

Sorted³


Ícone do app Sorted³ - Calendário Notas
Sorted³ - Calendário Notas de StaySorted Limited
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 3.12 (192.9 MB)
Requer o iOS 11.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Sorted³ - Calendário NotasScreenshot do app Sorted³ - Calendário NotasScreenshot do app Sorted³ - Calendário NotasScreenshot do app Sorted³ - Calendário NotasScreenshot do app Sorted³ - Calendário NotasScreenshot do app Sorted³ - Calendário NotasScreenshot do app Sorted³ - Calendário NotasScreenshot do app Sorted³ - Calendário NotasScreenshot do app Sorted³ - Calendário Notas

Para quem busca por um gerenciador de tarefas mais visual, amigável e completo do que o Lembretes, o Sorted³ é uma ótima indicação.

Publicidade

Este organizador permite que você inclua eventos e tarefas em uma só agenda entre diferentes fluxos de trabalho, e os ordene por horário, duração e recorrência. Ele também possibilita prolongar a duração ou concluir tarefas e eventos por completo com gestos da interface.

O aplicativo conta com diversas configurações de alertas, personalizações e integrações com os utilitários nativos do iOS, para que você possa trabalhar ainda mais a partir do núcleo do sistema. 

O Sorted³ é gratuito e conta com uma compra interna (por assinatura ou compra única) que habilita a personalização completa do aplicativo e a sincronização entre todos os seus aparelhos.

PicoJar


Ícone do app PicoJar: Screenshots & Notes
PicoJar: Screenshots & Notes de PICOJAR LTD
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.1.23 (79.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app PicoJar: Screenshots & NotesScreenshot do app PicoJar: Screenshots & NotesScreenshot do app PicoJar: Screenshots & NotesScreenshot do app PicoJar: Screenshots & NotesScreenshot do app PicoJar: Screenshots & NotesScreenshot do app PicoJar: Screenshots & NotesScreenshot do app PicoJar: Screenshots & Notes

É muito comum acumularmos capturas de tela na biblioteca do iPhone ou do iPad, uma vez que as utilizamos como uma forma de lembrete visual daquilo que precisamos ter em mãos, responder ou usar como uma referência a qualquer momento. No entanto, estas imagens não apenas poluem a nossa biblioteca como ficam desorganizadas, fora de qualquer contexto além da sequência cronológica em que foram tiradas.

Com a proposta de organizar as suas capturas de tela, o aplicativo PicoJar, até o momento gratuito na App Store, permite o agrupamento dos seus Picos (como são chamadas as capturas de tela no app) com etiquetas personalizadas, links da web e de compartilhamento, e até mesmo sessões de diferentes temas.

Publicidade

Além disso, depois de sincronizadas e armazenadas no iCloud, suas capturas podem ser excluídas por um só botão no aplicativo, que de quebra ainda conta com um painel estatístico que refletirá suas etiquetas e seu progresso de organização.

SpendLists


Ícone do app SpendLists - Budget Tracker
SpendLists - Budget Tracker de Phanith Ny
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.0.3 (31 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR
Screenshot do app SpendLists - Budget TrackerScreenshot do app SpendLists - Budget TrackerScreenshot do app SpendLists - Budget TrackerScreenshot do app SpendLists - Budget TrackerScreenshot do app SpendLists - Budget TrackerScreenshot do app SpendLists - Budget TrackerScreenshot do app SpendLists - Budget Tracker

Planilhas são fundamentais para o controle de gastos pessoais, mas às vezes nos deparamos com a necessidade de uma rápida consulta ou registro ao nosso cálculo de gastos que exige uma solução mais simples e rápida do que um arquivo Excel no celular, ou mais elegante e inteligente que uma sequência de anotações no Notas do iPhone.

Publicidade

O SpendLists é um aplicativo bastante funcional para essa gestão de gastos. Simples e objetivo, diferente de muitos que apresentam os mesmos recursos, o app conta com a opção de registro de despesas e receitas a partir de duas moedas simultâneas, e exibe gráficos/informações percentuais sobre seus gastos por categoria em diferentes listas armazenadas no app, sincronizadas via iCloud.

Com suporte ao português, o SpendLists também é gratuito na App Store e você pode expandir a personalização do app fazendo uma doação ao desenvolvedor para colaborar com a evolução de seu trabalho a longo prazo.


Gostou destas recomendações ou tem alguma para compartilhar? Conta pra gente nos comentários que, em breve, voltaremos com novas indicações para você aproveitar ao máximo cada centavo do seu iPhone ou iPad. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: toda a minha experiência inicial com dispositivos HomeKit

Próx. Post

“The Tragedy of Macbeth” terá sessão IMAX no Rio de Janeiro em 5/12

Posts Relacionados