O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Spotify Wrapped 2021
Screen Rant

Spotify libera Retrospectiva 2021 para todos os usuários

A plataforma aproveitou, também, para divulgar a lista dos artistas mais escutados no Brasil neste último ano

O Spotify liberou, hoje, sua tradicional e aguardada retrospectiva anual para usuários, os quais podem conferir uma série de listas individuais com categorias como “Top Músicas” e “Artistas mais tocados”, geradas automaticamente pelo algoritmo do serviço. Neste ano, a plataforma aproveitou para trazer novidades e expandir a brincadeira para artistas e podcasters.

Publicidade

Assim como nas últimas edições, a Retrospectiva 2021 adotou um visual inspirado no formato de vídeos verticais, com cada cartão trazendo uma informação diferente sobre um determinado tema. O primeiro deles traz uma categoria inédita para a brincadeira, chamada de “2021: O Filme”. Nela, o serviço monta uma espécie de “trilha sonora” baseada nas faixas mais escutadas pelo usuário.

Spotify Wrapped 2021

Outras duas novas categorias a fazerem suas estreias nessa edição do Spotify Wrapped foram “duas mentiras e uma verdade” e “aura musical”. A primeira brinca com o usuário ao fazer um jogo de verdadeiro ou falso sobre seus hábitos musicais, enquanto a outra tenta identificar traços da personalidade do dono do perfil de acordo com suas músicas preferidas.

Como de costume, é possível compartilhar os resultados obtidos em redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook e Snapchat — além, agora, do TikTok, responsável por popularizar muitos dos hits do último ano.

Publicidade

Vale notar que é possível acessar a retrospectiva somente pelo aplicativo móvel do Spotify. Artistas e podcasters, no entanto, terão acesso a uma espécie de minisite onde poderão conferir dados mais detalhados sobre sua audiência ao longo dos últimos 12 meses.

Além das listas individuais, o Spotify aproveitou, também, para divulgar quais foram os artistas e as músicas mais escutadas na plataforma globalmente e em cada país. O rapper porto-riquenho Bad Bunny lidera o ranking mundial de artistas com o maior número de streams, seguido por Taylor Swift, BTS, Drake e Justin Bieber. Enquanto isso, a música “drivers licence“, de Olivia Rodrigo, se manteve na dianteira entre os hits mais escutados de 2021, junto ao seu álbum “SOUR“.

No Brasil, a dupla Barões da Pisadinha ocupa a liderança do ranking de artistas, com nomes como Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Jorge & Mateus e Henrique & Juliano na sequência. Já o título de música mais tocada ficou com “Batom de Cereja”, da dupla sertaneja Israel & Rodolfo. Já entre os podcasts, as produções mais escutadas no país foram: “Horóscopo Hoje”, “Mano a Mano”, “Flow Podcast”, “Primocast” e “Café da Manhã”.

Publicidade

Para visualizar as músicas que você mais ouviu este ano, basta abrir o aplicativo do Spotify e tocar no banner dedicado à Retrospectiva 2021 na página principal. Caso a novidade ainda não tenha aparecido, basta acessar esse link que você será redirecionado automaticamente para o app — onde, então, poderá conferir suas listas.

Apple Music

Caso você seja assinante do Apple Music, saiba que também pode conferir uma espécie de retrospectiva acessando a playlist “Replay 2021”.

A playlist pode ser encontrada na parte inferior da guia “Ouvir Agora” do ‌serviço em iPhone/iPad/Mac‌ — inclusive na versão web do serviço. Na versão web, é possível visualizar ainda mais dados, como a maioria dos artistas e álbuns ouvidos, além de contagens de reprodução detalhadas e dados de horas reproduzidas.


Ícone do app Spotify: Música em streaming
Spotify: Música em streaming de Spotify
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 8.6.98 (160.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Música
Música de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2.5 (1.9 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TechCrunch

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Cate Blanchett e Kevin Kline, de "Disclaimer"

Apple TV+ anuncia série de Alfonso Cuarón com Cate Blanchett

Próximo Artigo
TikTok

TikTok lança novos recursos de monetização para criadores

Posts Relacionados