O melhor pedaço da Maçã.

Image Cutter faz uso da tecnologia do Google Maps em navegação por fotos

Há alguns dias, navegando por aí, encontrei o link de um projeto do qual nunca havia ouvido falar. O Google Maps Image Cutter, desenvolvido pelo UCL Centre for Advanced Spatial Analysis, permite que usuários façam uso da tecnologia de navegação criada para o Google Maps em imagens quaisquer.

Publicidade

Aplicativo desenvolvido em Java, ele transforma qualquer imagem/foto digital em “ladrilhos virtuais”, posteriormente colocados em um Google Map. Com o uso da ferramenta, figuras enormes podem ser publicadas na web num formato que o usuário pode visualizar, navegar e aproximar da mesma forma como passeia por mapas virtuais.

Sua última versão — 1.4 —, lançada em 23 de maio deste ano, adicionou um recurso de processamento em massa, permitindo que vários arquivos sejam gerados com apenas uma operação. Todavia, ele não funcionou bem em meus testes, no Mac OS X Leopard. O aplicativo até abriu, reconheceu a imagem, mas não gerou os tiles. Já o Silvio — da equipe MacMagazine —, no mundo Windows, conseguiu fazê-lo funcionar perfeitamente.

Na prática, o que o Image Cutter faz é cortar a imagem em lotes de pequenas imagens com 256×256 pixels de resolução cada. Na medida em que você aumenta o zoom, a quantidade de ladrilhos mostrados cresce geometricamente, evitando que a imagem se torne pixelizada: de um para quatro, para dezesseis, para sessenta e quatro, para duzentos e cinqüenta e seis etc.

Para exemplificar o seu funcionamento, usamos este panorama que produzi na minha viagem a San Francisco, no meio deste ano. Ainda que a foto seja resultado da união de várias, devo notar que ela foi feita com o meu celular Sony Ericsson K790i, então a qualidade é bem aquém do que a que eu gostaria de lhes proporcionar. Ainda assim, dá pra ter uma idéia bem bacana da coisa. Só para você ter uma idéia, foram gerados 21.846 tiles, neste caso. Clique aqui e confira.

Para baixar o Google Maps Image Cutter, basta concordar com seus termos de uso e preencher um pequeno formulário neste link.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Unibanco também oferece versão otimizada para iPhones/iPods touch

Próx. Post

Controle o seu peso em iPhones/iPods touch com o Weightbot

Posts Relacionados