O melhor pedaço da Maçã.

Antitruste: relação entre Apple e Roblox será investigada nos EUA

O órgão quer saber se a Maçã favoreceu o aplicativo em relação a outros, como os da Epic Games
Roblox

Já faz algum tempo que a Apple está na mira do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) por conta de práticas supostamente monopolistas, e há chances, inclusive, de a investigação render um processo deveras vultoso contra a Maçã. A batalha judicial entre a empresa e a Epic Games, claro, só colocou mais gasolina no fogo — e agora, adicionou um novo capítulo à investigação.

Publicidade

De acordo com o The Information, um dos focos da investigação do DoJ sobre a Apple será o tratamento da empresa em relação ao Roblox, o popularíssimo aplicativo disponível na App Store que traz uma plataforma completa de jogos — ou, como o próprio app prefere definir, “experiências”.

Se você sente que já leu isso em algum lugar, é porque nós mesmos cobrimos o assunto alguns meses atrás: na ocasião, o Roblox retirou do seu aplicativo todas as menções à palavra “jogos”, substituindo-as por “experiências”.

Embora o motivo da mudança nunca tenha sido confirmado, todas as pistas apontam para o processo da Epic contra a Maçã: a desenvolvedora afirmava que o Roblox mantinha uma loja de jogos dentro da App Store, exatamente como a Apple (supostamente) proíbe nas suas diretrizes — e uma das razões para o início da briga entre as empresas. Ao deixar de chamar seus jogos de “jogos”, portanto, o Roblox deixaria de ser um alvo da Maçã e poderia continuar operando normalmente.

Publicidade

É exatamente essa “inconsistência” que o Departamento de Justiça investigará. Segundo a reportagem, o órgão questionou o Roblox recentemente sobre as “diferenças entre um ‘jogo’ e uma ‘experiência'”, perguntando as razões para a mudança. Dependendo dos resultados da investigação, o DoJ poderá determinar um caso de abuso de poder por parte da Apple, fornecendo vantagens e desvantagens a diferentes desenvolvedores para prejudicar potenciais concorrentes.

Ainda segundo o The Information, um processo do DoJ contra a Apple continua sendo “muito provável”, com base nas informações coletadas até o momento — o capítulo Roblox, se concretizado, será apenas mais um numa enorme lista de supostos desvios de conduta da Maçã na App Store. Veremos.


Ícone do app Roblox
Roblox de Roblox Corporation
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.621.526 (253.5 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Messenger Kids ganha modo escuro, efeitos de voz e mais

Próx. Post

Compradora da Tile vende dados de localização dos usuários

Posts Relacionados