Em outubro passado, comentamos que o WhatsApp foi notificado pelo Procon-SP após um apagão dos seus serviços que ocorreu, especificamente, no dia 4 de outubro. Na época, informamos que o mensageiro (ou melhor, sua empresa-mãe, a Meta) poderia ser multado em R$10,7 milhões — mas a conta foi um pouco maior do que o esperado.
Segundo informações da CNN, a multa definida pelo Procon-SP referente ao apagão foi de R$11.286.557,54. Segundo estimativas do órgão de proteção ao consumidor, a interrupção dos serviços afetou mais de 156 mil usuários do WhatsApp, 90 mil do Instagram e 91 mil do Facebook.
Em comunicado fornecido à CNN, um porta-voz do Facebook Brasil disse que discorda da decisão e que prestará novos esclarecimentos ao Procon-SP:
Discordamos da decisão do Procon-SP de multar o Facebook Brasil. A Meta investe em tecnologia e pessoas para manter seus serviços gratuitos e funcionando, e para tornar os seus sistemas cada vez mais resilientes. Apresentaremos nossa defesa e confiamos que nossos esclarecimentos serão acolhidos pelo Procon-SP.
Vale lembrar que a empresa atribuiu o apagão a uma “mudanças na configuração de roteadores, que coordenam o tráfego de informações da base de dados”, o que deixou o sistema fora do ar.