Em junho, o Facebook e o Instagram, dois dos principais braços da Meta, declararam estar estudando formas de burlar a tão polêmica taxa de 30% cobrada pela Apple em compras internas na App Store.
Desde então, a primeira rede a adotar uma medida em relação a essa promessa foi o Facebook, que há pouco mais de um mês alterou seu sistema de inscrições para que criadores pudessem optar por um método de pagamento próprio da companhia, o Facebook Pay.
Agora, a rede do tio Zuck acaba de dar mais um passo em sua cruzada contra o sistema da Maçã. Ontem, o Facebook anunciou o lançamento de um site dedicado para a compra de “Estrelas”, item usado na plataforma para apoiar criadores durante transmissões ao vivo e a reprodução de vídeos.
Como divulgado pelo TechCrunch, umas das principais formas de adquirir o item, até então, era pelo próprio app do Facebook para iOS e Android — o que obrigava o usuário a efetuar a compra pelo respectivos sistemas de pagamento das lojas desses sistemas. A partir de agora, a rede social redirecionará os usuários para um site dedicado, onde podem adquirir o item sem as tradicionais comissões.
Para incentivar as pessoas a optar pelo novo método de pagamento, o Facebook está oferecendo um bônus para cada compra efetuada pelo site, tornando a opção muito mais atrativa. Por exemplo, na compra de 1.500 estrelas (US$35), o usuário receberá um bônus de 735 estrelas — quase a metade da quantidade original.
Em uma publicação no seu blog, o Facebook afirmou que a novidade permitirá que fãs apoiem seus criadores favoritos por um preço mais ainda mais baixo. Vale notar que a loja já está disponível no Brasil com preços a partir de R$1,71 (25 estrelas + 2 de bônus).