Ontem, a Apple disponibilizou as versões Release Candidates (RCs) do iOS 15.2 e cia — o qual, entre as novidades já anunciadas, também contará com uma nova seção “Peças e histórico de serviço” (“Parts and service history”) para mostrar quais peças do iPhones foram substituídas e se elas são originais ou não.
É importante notar que essa não é a primeira vez que a Apple introduz alertas sobre peças não originais — também já existem, no sistema, avisos sobre iPhones com câmeras, displays e baterias alternativas.
Ainda que o sistema não tenha sido lançado para todos, a Apple já tratou de disponibilizar uma página de suporte a qual oferece mais informações sobre o recurso. Nela, a Maçã informa que será possível conferir se diferentes peças são ou não genuínas a depender do modelo do seu iPhone — isso ficará em Ajustes » Geral » Sobre » Peças e Histórico de Serviço.
- Em iPhones XR, XS, XS Max e SE (2ª geração), você poderá ver se a bateria foi substituída;
- Em iPhones 11, você poderá ver se a bateria e/ou a tela foram substituídas;
- Em iPhones 12 e 13, você poderá verificar se a bateria, a tela e/ou a câmera foram substituídas.
Se uma correção foi feita com peças e ferramentas genuínas da Apple, os reparos nessa seção indicam que foi usada uma “peça genuína da Apple” ao lado do componente reparado. Já o alerta “peça desconhecida” será exibido se a instalação de um componente estiver incompleta, se ele foi substituído por um outro não original, se a peça já foi usada ou instalada em outro iPhone ou se ela não está funcionando como esperado.
A Apple afirma que as informações na nova seção não afetarão a capacidade de usar o iPhone. Sendo assim, elas serão coletadas e armazenadas no dispositivo — e a Maçã poderá usá-las para necessidades de serviço, análise de segurança e para melhorar produtos futuros.
Vale notar que, a partir do ano que vem, usuários nos Estados Unidos poderão consertar seus próprios iPhones, então o recurso virá a calhar para ajudar os consumidores na hora de realizar um determinado reparo.
via MacRumors