Após divulgar sua pesquisa sobre iPads, a Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) liberou os resultados do levantamento sobre Macs. Os números dão detalhes interessantes sobre o mercado, bem como surpreendem em alguns aspectos.
De acordo com a CIRP, os laptops da Maçã corresponderam a 74% de todas as vendas de Macs, enquanto os desktops responderam por 26% dos computadores vendidos pela Apple no trimestre terminado em setembro passado — os números, porém, são bem próximos aos dos trimestres restantes de 2022, como sugere a firma.
Entre os laptops, um resultado um tanto surpreendente: o MacBook Pro foi o mais vendido, com 40% de participação entre todos os Macs e 54% entre os laptops. O MacBook Air veio logo depois, com 34% no total e 46% entre os MacBooks.
O 9to5Mac lembrou de algo que pode ter impactado esses números, que é o MacBook Pro de 13 polegadas. Apesar de estar na linha Pro, na prática ele é muito mais próximo ao Air. Assim, é possível que um grupo de usuários compre o produto e esteja mais próximo ao perfil de usuários do Mac mais barato, mas sendo contabilizado na linha mais avançada.
Entre os desktops, o iMac veio na frente com 13% na participação geral e 50% na categoria, seguido (surpreendentemente!) pelo Mac Pro, com 11% de todas as vendas e 43% das dos desktops. Na lanterna apareceram os Macs mini e Studio, com 1% do geral e 4% da categoria cada.
É possível que o Mac mini esteja sendo canibalizado pelo MacBook Air como modelo mais acessível de Mac. No caso do Studio, trata-se de um produto já bastante segmentado e que pode ainda não ter mobilizado os usuários do Mac Pro, que compete pelo mesmo nicho, a trocarem de computador.
Em matéria de propósito de uso do Mac, 79% dos pesquisados alegaram uso pessoal (6% a menos que cinco anos atrás), 34% (7% a menos) declararam educação e 49% (5% a mais que há cinco anos) falaram que usam seus computadores para fins de trabalho.
Os resultados podem, é claro, influenciar o planejamento da Apple para a linha de Macs no futuro. Também talvez revelem o motivo de produtos como o Mac mini, por exemplo, estarem um pouco “esquecidos”, embora levante questionamentos sobre por que o modelo Pro vem sendo deixado de lado se tem tantos adeptos.
Preço parcelado: a partir de R$10.999,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar, cinza-espacial ou prateado
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos) ou M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB ou 24GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Adaptador de energia: 30W, 35W (duas portas) ou 70W
Preço parcelado: a partir de R$15.299,00 em até 12x
Cores: cinza-espacial ou prateado
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB ou 24GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Preço parcelado: a partir de R$23.999,00 em até 12x
Cores: preto-espacial, cinza-espacial ou prateado
Chips: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 10 núcleos), M3 Pro (CPU de 11 ou 12 núcleos; GPU de 14 ou 18 núcleos) ou M3 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 30 ou 40 núcleos)
Memória: 8GB, 18GB, 36GB, 48GB, 64GB, 96GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W
Preço parcelado: a partir de R$14.499,00 em até 12x
Cores: azul, verde, rosa, prateado, amarelo, laranja ou roxo
Chip: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB ou 24GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Ethernet: nenhum ou Gigabit Ethernet
Mouse ou trackpad: Magic Mouse e/ou Magic Trackpad
Teclado: Magic Keyboard, Magic Keyboard com Touch ID ou Magic Keyboard com Touch ID e teclado numérico
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.