O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Representação de um ciberataque
Shutterstock.com

Nova vulnerabilidade atinge serviços como iCloud, Steam e outros

Uma nova vulnerabilidade do tipo zero-day, capaz de afetar uma série de serviços — incluindo o iCloud, da Apple — foi descoberta no utilitário de logging open source Apache Log4j, utilizado por uma série de empresas em seus apps, sistemas e serviços.

Publicidade

Batizada como Log4Shell pela firma de cibersegurança LunaSec, a vulnerabilidade é classificada como severa e pode dar a criminosos a chance de invadir computadores pessoais e servidores de empresas remotamente, tomando para si o controle desses sistemas.

Entre as companhias vulneráveis — já confirmadas — a ataques Log4Shell, estão Apple, Amazon, Cloudflare, Twitter, Steam, Baidu, NetEase, Tencent e Elastic — embora centenas de outras também possam ser afetadas. O primeiro registro conhecido desse exploit foi identificado no jogo Minecraft, da desenvolvedora sueca Mojang Studios (pertencente à Microsoft).

De acordo com o Computer Emergency Response Team (CERT) da Nova Zelândia e o serviço de monitoramento GreyNoise, a vulnerabilidade já está sendo utilizada em escala global, ao passo que mais de 100 hosts foram identificados escaneando a internet por potenciais oportunidades de ataque.

Embora o problema seja considerado grave, é provável que os ataques sejam concentrados em empresas, em vez de em usuários comuns.

Publicidade

A Apache Software Foundation lançou um patch de emergência que tenta corrigir a vulnerabilidade envolvendo o Log4j, além de algumas orientações que buscam minimizar os danos para os serviços que não puderem atualizar seus sistemas imediatamente.

A Mojang também lançou uma atualização de segurança para corrigir o bug em seus serviços. Mesmo assim, sites e servidores relacionados ao seu jogo aconselharam jogadores a serem “extremamente cuidadosos”.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Bandeira da França

Apple TV+ e rivais investirão até 300€ milhões por ano na França

Próximo Artigo
AirPods, AirPods Pro e AirPods Max

Apple teria ferramenta para atualizar AirPods Pro manualmente [atualizado]

Posts Relacionados