O melhor pedaço da Maçã.

T-Mobile poderá lançar sua própria App Store

Logo da T-Mobile

Múltiplas fontes do mocoNews.net afirmam que a T-Mobile planeja lançar uma loja de aplicativos online para toda as sua linha de telefones celulares — visando bater de frente com a iPhone App Store, da Apple, parceira da sua maior concorrente, a AT&T.

Publicidade

Um desenvolvedor comentou a idéia: “A App Store é um grande negócio, mas para um único telefone. Estamos falando de uma operadora inteira.” Mas eu me pergunto: tal “vantagem” competitiva não seria, ao mesmo tempo, propulsora da série de desvantagens que a Microsoft enfrenta a partir do momento em que abre o Windows para qualquer fabricante de PCs?

Em outras palavras: será que a suposta loja da T-Mobile funcionaria tão bem quanto a da Apple? Os softwares seriam compatíveis com todos os modelos de telefones? Ela teria divisão de compatibilidade por marcas/modelos? Seria tão simples baixar e instalar programas num aparelho qualquer tanto quanto é fazê-lo via App Store, em iPhones (e iPods touch, claro)?

Publicidade

O site especula que o modelo de inscrição seria semelhante ao concebido pela Apple. O acordo contemplaria um compartilhamento das receitas, mas com base na quantidade de recursos de rede que forem consumidos (neste quesito, a Apple não impõe limites para os desenvolvedores). Eles exemplificam que um aplicativo de transmissão de vídeos, por exemplo, daria uma porcentagem de lucros maior para a T-Mobile.

A T-Mobile possui hoje uma base de 31,5 milhões de consumidores ativos. A AT&T, por sua vez, registra 72,9 milhões. Na primavera (do hemisfério-norte; outono, no sul), a T-Mobile revelou que conquistou 668.000 novos usuários. Um milhão de iPhones 3G, por sua vez, foram vendidos só no seu primeiro final de semana de vendas — a maior parte deles da própria AT&T, nos Estados Unidos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Que tal desenhar Tóquio em seu MacBook?

Próx. Post

Joy of Tech: longo caminho até a Macworld

Posts Relacionados