O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança iOS 15.2 e iPadOS 15.2 para todos os usuários

iPhone 12 Pro e iPad Pro com widgets no iOS/iPadOS 15

Após liberar duas versões Release Candidates do iOS 15.2 e uma do iPadOS 15.2, a Apple disponibilizou hoje as versões finais dos sistemas (compilações 19C56 e 19C57) para todos os usuários donos de aparelhos compatíveis.

Publicidade

Como nós já antecipamos, os sistemas chegam com algumas (várias) novidades — confira as principais a seguir.

Segurança na Comunicação, Siri e Spotlight

Entre as novidades do iOS 15.2 voltadas para o app Mensagens (mais especificamente ligadas ao serviço iMessage), está o recurso Segurança na Comunicação (Communications Safety), uma das três ferramentas contra abuso infantil anunciadas pela Maçã no começo deste ano.

Na prática, esse recurso analisa (localmente, por inteligência artificial) imagens recebidas ou enviadas por crianças (com 12 anos ou menos) para detectar nudez e pornografia; se uma imagem cai no filtro do sistema, ela é embaçada e o iMessage faz dois alertas antes de desbloqueá-la.

Além disso, a criança tem a opção de enviar uma mensagem para um adulto à sua escolha ou obter outras dicas de como lidar com o recebimento de uma imagem com nudez. Como informamos, a novidade funciona com usuários que fazem parte de uma família no Compartilhamento Familiar do iCloud.

Ainda que de forma menos visível, por assim dizer, agora a Siri, o Spotlight e as pesquisas do Safari ajudam crianças e pais a se manterem seguros online e obter ajuda em situações de risco — sendo esse o segundo recurso contra abuso infantil que também acaba de chegar com o iOS/iPadOS 15.2.

Legado Digital

Os novos sistemas também trazem o recurso Legado Digital (Digital Legacy), pelo qual é possível designar contatos de confiança para obter acesso ao seu ID Apple e aos seus dados após a sua morte.

Publicidade

O recurso é pensado para que documentos, fotos e informações importantes sejam recuperados por seus entes queridos após a sua morte; contudo, vale notar que os contatos de confiança não terão acesso às suas senhas das Chaves do iCloud, bem como a quaisquer conteúdos licenciados (como mídias que você adquiriu na iTunes Store).

Assinatura Voice do Apple Music

Ainda que indisponível no Brasil e em Portugal inicialmente, a nova opção de assinatura do Apple Music está chegando oficialmente hoje com o iOS/iPadOS 15.2 nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Reino Unido e Taiwan.

Nessa versão, assinantes podem ver sugestões do que pedir à Siri para reproduzir, e uma visão do seu histórico de reprodução. Há, ainda, uma seção dedicada para que usuários aprendam a utilizar a assistente virtual para controlar o serviço — a chamada Just Ask Siri (algo como “Basta Pedir à Siri”) mostrará dicas de como pedir as músicas que deseja ouvir.

Outras novidades

Os novos sistemas estão recheados de outros recursos, opções e funções em privacidade, segurança e na interface. São elas:

Publicidade
  • Peças e histórico de serviço: permitirá que usuários vejam o histórico de reparos feitos no dispositivo e verifiquem se as peças de substituição são originais ou não.
  • Câmera: nos iPhones 13 Pro e 13 Pro Max, o controle de foto macro para alternar para a lente ultra-angular agora pode ser ativado nos Ajustes.
  • App Apple TV: a nova aba Loja permite que você navegue, compre e alugue filmes e séries de TV em um só lugar.
  • CarPlay: mapas de cidades aprimorados no Apple Mapas com detalhes de estradas, como faixas de conversão, canteiros centrais, ciclovias e faixas de pedestres (em algumas cidades).
  • Resumo de Notificações: há um novo visual que permite combinar notificações menos importantes em uma única visualização, a qual é exibida quando você preferir.
  • Relatório de Privacidade de Apps (App Privacy Report): nos Ajustes, é possível conferir quantas vezes os aplicativos acessaram sua localização, fotos, câmera, microfone e contatos (entre outros) durante os últimos sete dias, bem como suas atividades de rede.
  • Ocultar Meu Email (Hide My Email): agora é possível criar endereços de email únicos e aleatórios no aplicativo Mail (para assinantes do iCloud+).
  • Buscar (Find My): iPhones desligados podem ser localizados em até cinco horas no modo reserve de energia (power reserve).

As atualizações também corrigem uma porção de bugs dos sistemas, é claro.

Notas de liberação

Aos interessados, eis a lista com todas as mudanças implementadas pela Apple no iOS 15.2 e no iPadOS 15.2, em detalhes:

O iOS 15.2 inclui o Relatório de Privacidade dos Apps, o programa de Legado Digital e outros recursos e correções de erros para o iPhone.

Privacidade

  • O Relatório de Privacidade dos Apps mostra com que frequência os apps acessaram sua localização, fotos, câmera, microfone, contatos e mais nos últimos sete dias, bem como a atividade de rede

ID Apple

  • Com o Legado Digital, você pode designar pessoas como Contatos de Legado para que tenham acesso à sua conta do iCloud e informações pessoais depois do seu falecimento

Câmera

  • Controle de foto macro que permite alternar para a lente Ultra-Angular e capturar fotos e vídeos macro pode ser ativado nos Ajustes no iPhone 13 Pro e no iPhone 13 Pro Max

App TV

  •  Na aba Loja é possível navegar, comprar e alugar filmes no mesmo lugar

CarPlay

  • Mapas de cidade aprimorados no app Mapas da Apple, com detalhes de vias como faixas de conversão, medianas, ciclovias e faixas de pedestres em cidades compatíveis

Este lançamento também inclui as seguintes melhorias para o iPhone:

  • O recurso Ocultar Meu Email está disponível no Mail para assinantes do iCloud+ criarem endereços de e-mail aleatórios e exclusivos.
  • A rede Buscar pode localizar o iPhone por até cinco horas quando ele está no modo de Reserva de Energia.
  • No app Bolsa é possível ver a moeda dos códigos das ações e o desempenho deste ano nas exibições de gráficos.
  • Agora os Lembretes e as Notas permitem apagar ou renomear etiquetas.

Este lançamento também inclui correções de erros para o iPhone:

  • A Siri poderia não responder quando o VoiceOver estivesse em execução e o iPhone estivesse bloqueado.
  • As fotos em ProRAW podem parecer superexpostas quando vistas em apps de edição de fotos de terceiros.
  • As cenas do HomeKit que incluem uma porta de garagem poderiam não funcionar no CarPlay com o iPhone bloqueado.
  • O CarPlay poderia não atualizar as informações de Reproduzindo em alguns apps.
  • Os apps de streaming de vídeo poderiam não carregar conteúdo em modelos de iPhone 13.
  • Os eventos do Calendário poderiam aparecer no dia errado para usuários do Microsoft Exchange.

O iPadOS 15.2 inclui o Relatório de Privacidade dos Apps, o programa de Legado Digital e outros recursos e correções de erros para o iPad.

Privacidade

  • O Relatório de Privacidade dos Apps mostra com que frequência os apps acessaram sua localização, fotos, câmera, microfone, contatos e mais nos últimos sete dias, bem como a atividade de rede

ID Apple

  • Com o Legado Digital, você pode designar pessoas como Contatos de Legado para que tenham acesso à sua conta do iCloud e informações pessoais depois do seu falecimento

App TV

  • Na aba Loja é possível navegar, comprar e alugar filmes no mesmo lugar

Este lançamento também inclui as seguintes melhorias para o iPad:

  • Ajuste do app Notas para acessar a Nota Rápida passando o dedo do canto inferior direito ou esquerdo da tela.
  • O recurso Ocultar Meu Email está disponível no Mail para assinantes do iCloud+ criarem endereços de e-mail aleatórios e exclusivos.
  • Agora os Lembretes e as Notas permitem apagar ou renomear etiquetas.

Esta versão inclui correções de erros para o iPad:

  • A Siri poderia não responder quando o VoiceOver estivesse em execução e o iPad estivesse bloqueado.
  • As fotos em ProRAW podem parecer superexpostas quando vistas em apps de edição de fotos de terceiros.
  • Os eventos do Calendário poderiam aparecer no dia errado para usuários do Microsoft Exchange.

Nessa página, a Apple lista todas as melhorias/mudanças envolvendo a segurança dos seus sistemas.

Como atualizar?

Vá em Ajustes » Geral » Atualização de Software e toque em “Baixar e Instalar” para concluir o processo.

iOS 15.2

Você também pode fazer a atualização utilizando um Mac ou PC — confira esse artigo no qual explicamos como proceder.

Links diretos para download

Eis os links para download manual do iOS/iPadOS 15.2, caso você prefira fazer a instalação dessa forma:


Aos que forem atualizando os seus aparelhos, compartilhem suas impressões nos comentários abaixo! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira o trailer da 3ª temporada de “Servant”, do Apple TV+

Próx. Post

Apple libera tvOS 15.2 e atualização para HomePods [mini]

Posts Relacionados