O isolamento social, resultado da pandemia de COVID-19, impulsionou em cheio o mercado de aplicativos mobile em 2020, quando usuários gastaram cerca de US$111,1 bilhões em compras de apps e jogos. E esse número, que já era grande, deverá ser ainda maior neste ano de 2021.
De acordo com dados divulgados pela Burga, 2021 deverá terminar com um gasto de US$133 bilhões em aplicativos tanto na App Store quanto no Google Play, o que representará um crescimento de 19,7% em relação ao ano passado.
Como acontece tradicionalmente, mesmo com um número de downloads de aplicativos consideravelmente menor que o da loja para Android, a App Store gerou a maior receita. Enquanto a loja da Apple movimentou US$85,1 bilhões ao longo do ano, o valor gasto na do Google foi de US$47,9 bilhões.
Outro dado informado diz respeito ao número de downloads, que em 2021 foi de 143,6 bilhões (foram 142,9 bilhões em 2020). Como já mencionado, o Google Play ficou com a maior fatia desse bolo, tendo sido a fonte para 113,3 bilhões de aplicativos baixados, contra 32,3 bilhões de downloads feitos na App Store.
De acordo com o site, esse aumento indica que as tendências estabelecidas no ano passado, no auge da pandemia, continuam valendo — mesmo com o avanço da vacinação e a reabertura gradual da economia.
Isso inclui, é claro, o aumento da receita gerada com aplicativos, já que cada vez mais empresas usam smartphones para gerenciar seus negócios; outras, por sua vez, oferecem serviços que podem ser úteis no âmbito do distanciamento social.