O melhor pedaço da Maçã.

macOS Monterey 12.1 está disponível para todos os usuários! [atualizado: macOS Big Sur e Catalina]

macOS Monterey 12 em MacBook Pro com notch

Após cinco versões de testes, o macOS Monterey 12.1 (compilação 21C52) finalmente foi lançado para todos os usuários de Macs compatíveis!

Publicidade

Infelizmente, o recurso Controle Universal (Universal Control) ainda não foi disponibilizado com o novo update, mas a versão 12.1 traz outras novidades como suporte ao SharePlay e ao Assinatura Voice (Voice Plan) do Apple Music, entre outras coisas.

Vamos às principais novidades?

SharePlay

A principal novidade é a aguardada chegada do SharePlay ao Mac. Para aqueles que não se lembram, o recurso permite que uma pessoa compartilhe a tela do aparelho ou consuma algum tipo de conteúdo com outras durante uma chamada FaceTime, incluindo, filmes, fotos e até músicas.

YouTube video

Ele ainda mantém a reprodução sincronizada entre todos os participantes, permitindo que qualquer um pause, reproduza ou avance a mídia sendo reproduzida.

Segurança na Comunicação, Siri e Spotlight

Além de presentes no iOS/iPadOS 15.2, alguns recursos contra abuso infantil também estão agora chegando aos Macs, incluindo a Segurança na Comunicação (Communications Safety).

Na prática, esse recurso analisa (localmente, por inteligência artificial) imagens recebidas ou enviadas por crianças (com 12 anos ou menos) para detectar nudez e pornografia; se uma imagem cai no filtro do sistema, ela é embaçada e o iMessage faz dois alertas antes de desbloqueá-la.

Além disso, a criança tem a opção de enviar uma mensagem para um adulto à sua escolha ou obter outras dicas de como lidar com o recebimento de uma imagem com nudez. Como informamos, a novidade funciona com usuários que fazem parte de uma família no Compartilhamento Familiar do iCloud.

Além disso, agora a Siri, o Spotlight e as pesquisas do Safari ajudam crianças e pais a se manterem seguros online e obter ajuda em situações de risco.

Legado Digital

O macOS 12.1 também traz o recurso Legado Digital (Digital Legacy), pelo qual é possível designar contatos de confiança para obter acesso ao seu ID Apple e aos seus dados após a sua morte.

Publicidade

O recurso é pensado para que documentos, fotos e informações importantes sejam recuperados por seus entes queridos após a sua morte; contudo, vale notar que os contatos de confiança não terão acesso às suas senhas das Chaves do iCloud, bem como a quaisquer conteúdos licenciados (como mídias que você adquiriu na iTunes Store).

Assinatura Voice do Apple Music

Ainda que indisponível no Brasil e em Portugal inicialmente, a nova opção de assinatura do Apple Music está chegando oficialmente hoje com o macOS Monterey 12.1 nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Reino Unido e Taiwan. 

Nessa versão, assinantes podem ver sugestões do que pedir à Siri reproduzir, e uma visão do seu histórico de reprodução. Há, ainda, uma seção dedicada para que usuários aprenderam a utilizar a assistente virtual para controlar o serviço — a chamada “Just Ask Siri” (algo como “Basta Pedir à Siri”) mostrará dicas de como pedir as músicas que deseja ouvir.

Outras novidades

Confira outras novidades presentes na nova versão do macOS:

  • App Apple TV: a nova aba Loja permite que você navegue, compre e alugue filmes e séries de TV em um só lugar.
  • Ocultar Meu Email (Hide My Email): agora é possível criar endereços de email únicos e aleatórios no aplicativo Mail (para assinantes do iCloud+).
  • Fotos: as Memórias foram redesenhadas com uma nova interface interativa, novos estilos de animação e transição e várias colagens de imagens. Novos tipos de memória incluem feriados internacionais, memórias voltadas para crianças, tendências ao longo do tempo e memórias aprimoradas de animais de estimação.
  • Bolsa: permite que você veja a moeda de um símbolo de ação e o desempenho acumulado no ano ao visualizar os gráficos.
  • Lembretes e Notas agora permitem que você exclua ou renomeie tags.

Correções

Se por algum motivo as novidades do macOS 12.1 não lhe chamaram a atenção, então as correções que o update traz podem fazer você considerar a instalação.

Confira os problemas solucionados nesta versão:

  • A área de trabalho e o protetor de tela podem aparecer em branco após a seleção de fotos da biblioteca.
  • O trackpad pode deixar de responder a toques ou cliques.
  • Monitores externos podem não carregar em alguns MacBooks Pro e Air quando conectados usando Thunderbolt ou USB-C.
  • A reprodução de vídeo HDR no YouTube pode congelar MacBooks Pro (2021).
  • Os extras da barra de menus podem ser obscurecidos pela caixa da câmera (isto é, o notch) em MacBooks Pro (2021).
  • O carregamento por MagSafe pode parar de funcionar em MacBooks Pro de 16″ (2021) quando a tampa é fechada e o sistema é desligado.

Notas de liberação

Confira exatamente tudo de novo que vem no macOS Monterey 12.1:

O macOS Monterey 12.1 inclui o SharePlay, uma maneira totalmente nova de compartilhar experiências com a família e amigos no FaceTime. Esta atualização também inclui um novo visual para as Memórias no app Fotos, o programa Legado Digital e outros recursos e correções de erros para o Mac.

SharePlay

  • O SharePlay é uma nova maneira de compartilhar experiências sincronizadas no FaceTime com o conteúdo do app Apple TV, Apple Music e outros apps compatíveis.
  • Controles compartilhados oferecem a todas as pessoas a capacidade de pausar, reproduzir, retroceder ou avançar.
  • O volume inteligente diminui automaticamente o áudio de um filme, programa de TV ou música quando você ou uma pessoa fala.
  • O compartilhamento de tela permite que todas as pessoas em uma ligação do FaceTime vejam fotos, naveguem na web ou se ajudem.

Fotos

  • As Memórias foram recriadas com uma interface nova e interativa, novos estilos de transição e animação, e colagens de várias imagens.
  • Novos tipos de Memórias incluem mais datas comemorativas internacionais, memórias de crianças, tendências ao longo do tempo e melhorias nas memórias de animais de estimação.

ID Apple

  • Com o Legado Digital, você pode designar pessoas como Contatos de Legado para que tenham acesso à sua conta do iCloud e informações pessoais depois do seu falecimento.

App TV

  • Na aba Loja é possível navegar, comprar e alugar filmes no mesmo lugar.

Este lançamento também inclui as seguintes melhorias para o Mac:

  • O recurso Ocultar Meu Email está disponível no Mail para assinantes do iCloud+ criarem endereços de email aleatórios e exclusivos.
  • No app Bolsa é possível ver a moeda dos códigos das ações e o desempenho deste ano nas exibições de gráficos.
  • Agora os Lembretes e as Notas permitem apagar ou renomear etiquetas.

Este lançamento também inclui correções de erros para o Mac:

  • A Mesa e o Protetor de Tela podiam aparecer em branco depois da seleção de fotos da Fototeca.
  • O Trackpad poderia deixar de responder a toques ou cliques.
  • Telas externas podiam não carregar alguns computadores MacBook Pro e MacBook Air se conectadas por um cabo Thunderbolt ou USB-C.
  • A reprodução de vídeo HDR no site YouTube.com poderia provocar erros graves em computadores MacBook Pro de 2021.
  • Os extras da barra de menus podiam ser obscurecidos pela caixa da câmera em computadores MacBook Pro de 2021.
  • O carregador MagSafe podia parar de carregar em computadores MacBook Pro de 16 polegadas 2021 quando a tampa era fechada e o sistema era desligado.

Nessa página, a Apple lista todas as melhorias/mudanças envolvendo a segurança dos seus sistemas.

Como atualizar?

Atualizar o Mac é bem simples: basta abrir as Preferências do Sistema e clicar em “Atualização de Software”. Se ela ainda não estiver aparecendo por aí, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Vale notar que você também pode realizar uma instalação limpa do sistema — ideal para quem está com algum tipo de problema de desempenho na máquina e/ou quer dar uma arrumada em todos os arquivos, documentos e apps que tem, aproveitando a oportunidade para se desfazer do que não usa mais. 😉


Ícone do app macOS Monterey
macOS Monterey de Apple
Compatível com Macs
Versão 12.7.5 (12.1 GB)
Requer o macOS 10.9 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Atualização, por Eduardo Marques13/12/2021 às 16:18

Junto ao macOS Monterey 12.1, a Apple liberou também o macOS Big Sur 11.6.2 e o Security Update 2021-008 Catalina, os quais obviamente trazem correções de bugs e melhorias gerais para esses sistemas.

A Maçã também disponibilizou a versão final do Xcode 13.2 (compilação 13C90), o qual inclui os SDK1Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software. para os novos sistemas.


Ícone do app Xcode
Xcode de Apple
Compatível com Macs
Versão 15.4 (3.5 GB)
Requer o macOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Donos de Apple Watches já podem atualizar para o watchOS 8.3

Próx. Post

Apple lança novo app para localizar AirTags em Androids

Posts Relacionados