O melhor pedaço da Maçã.

“Widgets Multidimensionais” aparentam ser o futuro que a Apple dará ao Dashboard no Mac OS X

Pouca coisa mudou no Dashboard desde o seu aparecimento no Mac OS X 10.4 Tiger, em 2005; no entanto, uma futura versão do sistema deverá trazer suporte a novas capacidades para os widgets que rodam nele, conforme mostra mais uma patente da Apple também descoberta hoje. Ela descreve o funcionamento de widgets com um estilo tridimensional, que poderiam facilitar a visualização de dados ou o acesso a outras funções sem prejudicar o espaço limitado ao qual estão restritos.

Publicidade

Os widgets do Mac OS X são baseados no WebKit (a mesma tecnologia que carrega páginas no Safari), então a evolução dele para o suporte a animações tridimensionais aparenta tornar essa ideia possível de uma maneira bastante interessante. Com o cursor do mouse, o usuário poderia aplicar diferentes gestos para rotacionar widgets em eixos variados e revelar o que está contido em diferentes faces, da mesma forma que um sólido geométrico pode ser manipulado.

Com essa tecnologia ao alcance de desenvolvedores, muitos tipos de “miniaplicativos” para o Dashboard podem ser recriados em um formato totalmente novo, valorizando melhor o espaço limitado na tela para exibir mais conteúdo. Um exemplo citado pela Apple foi o do seu widget “Bolsa”, que poderia exibir mais detalhes sobre ações de diferentes empresas usando diferentes faces de um objeto em 3D.

Publicidade

Outro conceito explorado pela Apple em seu ambiente de execução de widgets é o do “receptáculo”, uma espécie de contêiner que agruparia vários deles em um sólido tridimensional com um número indefinido de faces, no qual seria possível alternar de um para outro com gestos. Aparentemente, isso ajudaria bastante para os usuários tirarem proveito de potenciais mudanças no Dashboard com widgets já criados com apenas duas dimensões.

[via Macsimum News]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FUP BR, um jogo puzzle de cores para iPhones/iPods touch

Próx. Post

AT&T teria conseguido extensão do contrato de exclusividade com a Apple por causa do iPad

Posts Relacionados