O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Pessoa usando um telefone
Shutterstock.com

Como adicionar um contato herdeiro do Legado Digital [iPhone e iPad]

Anunciado na WWDC21, o recurso Legado Digital (Digital Legacy) finalmente foi lançado com o iOS/iPadOS 15.2.

Publicidade

Se você não está familiarizado com o assunto, vale uma explicação resumida: de acordo com a Apple, esse recurso permite que você escolha um contato herdeiro que poderá ter acesso aos seus dados do ID Apple após a sua morte.

É um assunto delicado, mas que pode ser de extrema importância caso você queira se certificar de que haverá alguém responsável pelos seus dados — mais sobre isso nos próximos parágrafos. A Apple afirma que o herdeiro da sua conta pode ser qualquer pessoa, independentemente de ela ter ou não um ID Apple.

Além disso, ela poderá ter acesso aos seus dados por um período limitado (três anos, a contar quando a primeira solicitação da conta herdada for aprovada). Após isso, ela será apagada de forma permanente. Além disso, se você adicionar mais de um contato herdeiro, essas pessoas também poderão acessar a conta e, se quiserem, excluir os dados.

Publicidade

Confira, a seguir, como ativar o recurso e como usá-lo na prática.

Requisitos

Além de estar rodando o iOS/iPadOS 15.2, é preciso que a autenticação de dois fatores do seu ID Apple esteja ativada e que você tenha mais de 13 anos de idade.

O que um herdeiro pode ou não acessar?

Segundo a Apple, um contato herdeiro pode acessar esses e outros dados sobre você:

Publicidade
  • Fotos
  • Mensagens
  • Notas
  • Arquivos
  • Aplicativos baixados
  • Backups
  • Dados de Saúde
  • Lembretes
  • Arquivos armazenados no iCloud Drive
  • Gravações
  • Favoritos do Safari e Listas de Leitura

Por outro lado, ele não terá acesso a informações como:

  • Detalhes de pagamento e senhas
  • Cartões salvos do Apple Pay
  • Filmes, músicas, livros ou assinaturas feitas com o ID Apple da pessoa
  • Informações armazenadas nas Chaves, como usuários e senhas de sites do Safari e datas de expiração de cartões de crédito

Como adicionar um Contato de Legado

Abra os Ajustes e toque no seu nome (no topo da tela). Em seguida, vá em Senha e Segurança » Contato herdeiro » Adicionar Contato de Legado e confirme novamente a ação na próxima tela, onde o recurso é explicado em alguns tópicos.

No próximo passo, escolha a pessoa que deseja adicionar como herdeira a partir da sua agenda de contatos. Feito isso, toque em “Continuar” e escolha como deseja compartilhar a sua chave de acesso. É somente com isso (e com o seu atestado de óbito) que ela conseguirá acessar os seus dados. Por fim, toque em Seguinte » OK.

Publicidade

Para remover um contato posteriormente, toque no nome do contato após ele ter sido adicionado e toque em “Remover Contato”.

Se a pessoa estiver com o dispositivo atualizado, é possível notificá-la através de uma mensagem. Essa chave de acesso estará armazenada dentro das configurações do ID Apple.

Se ela estiver em um dispositivo da Apple que esteja rodando uma versão mais antiga de software, ainda será possível enviar uma notificação por mensagem. Elas serão solicitadas a atualizarem o software para armazenar a chave de acesso.

Já se a pessoa não tiver um dispositivo da Apple, basta selecionar a opção para imprimir uma cópia da chave ou salvá-la por meio de uma captura de tela, por exemplo.

Como funciona a solicitação de dados

Se a pessoa falecida lhe adicionou como herdeiro, é possível solicitar os dados usando um dispositivo da Apple com o software atualizado ou fazer isso pela web.

Você precisará de duas coisas: a chave de acesso criada no momento em que a pessoa lhe adicionou como herdeiro e a certidão de óbito dela. Com isso em mãos, você já pode solicitar os dados:

  • No iPhone/iPad: vá em Ajustes e toque no seu nome, no topo da tela. Depois, vá em Senha e Segurança » Contato herdeiro e selecione o nome da pessoa. Solicite o acesso para seguir os próximos passos, que incluem o envio da certidão de óbito.
  • Na web: acesse o site do recurso e clique em “Solicitar acesso”. Entre com o seu ID Apple ou forneça as informações de contato. Por fim, siga as instruções para que a sua identidade seja confirmada, insira a chave de acesso e faça o upload da certidão de óbito.

Depois que a sua solicitação for aprovada, você receberá um email da Apple com todas as instruções, incluindo um ID Apple especial que lhe dará acesso aos dados. Você também deverá inserir novamente a chave de acesso, criar uma senha e configurar a autenticação de dois fatores nessa conta.

Feito isso, você poderá acessar a conta da pessoa usando o site do iCloud ou baixar os dados da conta. Além disso, caso queira, também é possível restaurar um backup do iCloud, por exemplo.

O assunto, apesar de muito delicado, precisa ser tratado com atenção — e é bom ver a Apple implementando melhorias como essa.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Pages, Numbers e Keynote (iWork)

Como usar o modo visualização de leitura no Pages, Numbers e Keynote [iPhone e iPad]

Próximo Artigo
Conceito de "iPhone 14"

"iPhones 14 Pro" terão câmera de 48MP e 8GB de RAM, diz Jeff Pu

Posts Relacionados