A App Annie divulgou a nova versão do seu tradicional relatório sobre o mercado de apps. Dessa vez, os dados referentes ao ano de 2021 chegam com métricas animadoras para o aplicativo de mensagens Telegram, que sofreu um grande aumento no número de usuários ativos mensalmente.
De acordo com a pesquisa, o Telegram foi o app que obteve o maior crescimento relativo em comparação ao ano passado, à frente de outros gigantes do mercado como o Instagram e o Zoom (que permanece forte desde seu sucesso inicial, em 2020).
O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do mensageiro, Pavel Durov, comemorou o marco em seu canal pessoal no Telegram, onde divulgou uma mensagem de agradecimento e aproveitou para alfinetar a concorrência:
As pessoas não querem mais trocar sua privacidade por serviços gratuitos. Eles não querem mais ser reféns de monopólios de tecnologia que parecem pensar que podem se safar de qualquer coisa, desde que seus aplicativos tenham uma massa crítica de usuários. Com meio bilhão de usuários ativos e crescimento acelerado, o Telegram se tornou o maior refúgio para quem busca uma plataforma de comunicação comprometida com a privacidade e a segurança. Levamos essa responsabilidade muito a sério. Não vamos decepcionar vocês.
Apps de redes sociais
Entre os aplicativos de redes sociais, o TikTok aparece soberano em todas as listas levantadas pela pesquisa, figurando como o app mais popular tanto globalmente, quanto em mercados populares como os Estados Unidos e o Reino Unido. Os apps de transmissões ao vivo BIGO LIVE e de chamadas online Discord vêm logo atrás.
O único app da Meta a aparecer nos rankings foi o Facebook, que ficou na quarta colocação tanto globalmente quanto em solo britânico. Nos EUA, a rede de Mark Zuckerberg apareceu na oitava posição.
Ainda segundo a App Annie, é esperado que o setor de aplicativos sociais lucre cerca de US$9 bilhões em 2022 — um aumento de 82% em relação a 2021.
Serviços de streaming
O YouTube manteve sua liderança no ranking global de apps de streaming, aparecendo como o serviço mais popular entre os usuários de iOS e Android. Mesmo assim, o serviço de vídeos do Google não conseguiu estabelecer sua hegemonia em sua terra natal e nem no Reino Unido, onde sequer apareceu no Top 10.
Além disso, a pesquisa ressaltou o bom desempenho do HBO Max e, especialmente, do Disney+. Segundo os dados, os assinantes do serviço da empresa do Mickey passaram cerca de 975 bilhões de horas acumuladas assistindo aos filmes e séries da empresa.
Jogos mobile
Entre os destaques dos jogos mais populares do último ano está Bridge Race, que se estabeleceu como o jogo mobile mais baixado mundialmente, seguido por Hair Challenge e Count Masters.
Ademais, os gêneros de jogos mais populares entre os gamers mobile foram de estratégia, RPG e simulação, os quais obtiveram crescimentos de 32%, 21% e 57% em relação ao ano passado, respectivamente.
Por fim, usuários de iOS e Android baixaram, combinados, mais de 140 bilhões de apps no geral — a Índia lidera essa marca com 20% do total, seguida pelos EUA com 9% e pelo Brasil com 8%.
via UOL Tilt
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.