O melhor pedaço da Maçã.

O que é e como ativar o Relatório de Privacidade dos Apps [iPhone e iPad]

A novidade chegou com o iOS/iPadOS 15.2
Apple e privacidade

A Apple sempre aproveita para “segurar” a liberação de alguns recursos apresentados durante a WWDC (Worldwide Developers Conference). Neste ano, não foi diferente: o Legado Digital (Digital Legacy) só foi liberado com o iOS/iPadOS 15.2.

Publicidade

Outro exemplo é o Relatório de Privacidade dos Apps (App Privacy Report). De uma forma resumida, essa função permite que você acompanhe o registro de acesso a dados e sensores presentes no iPhone/iPad por cada aplicativo que esteja instalado nele, bem como a sua frequência.

Ele exibe essas informações dentro de um período de sete dias e está subdividido em quatro seções:

  • Acesso a Dados e Sensores: refere-se à frequência e o número de vezes em que os aplicativos instalados tenham acessado a sua câmera, o microfone ou a localização, por exemplo.
  • Atividade de Rede em Apps: refere-se aos apps que tenham contatado um domínio para entregar certas informações, como emails e transmitir vídeos.
  • Atividade de Rede em Sites: mostra quantos domínios foram contatados por sites visitados pelo navegador em um app.
  • Domínios Mais Contatados: mostra aqueles que tenham sido contatados pelos apps que você usa e os sites visitados através deles.

Como ativar o Relatório de Privacidade dos Apps

Abra os Ajustes e vá em Privacidade » Relatório de Privacidade dos Apps e ative-o. Com isso, os primeiros dados começarão a ser coletados para que apareçam nessa seção.

Ainda que a palavra “coleta” pareça estranha vindo da Apple, ela deixa claro que esse processo é inteiramente criptografado e armazenado apenas no seu aparelho.

Publicidade

Esse processo de “abastecimento” das informações no relatório pode levar algum tempo para aparecer mas, conforme você vai usando os aplicativos instalados no seu iPhone/iPad, eles aparecerão por lá.

Para obter mais informações sobre cada coleta, basta tocar em um app, site ou domínio. Caso queira, a qualquer momento, você pode desativar o Relatório de Privacidade dos Apps abrindo a seção do recurso, descendo até a parte inferior e selecionando “Desativar Relatório de Privacidade dos Apps”.

Publicidade

Com isso, as informações serão apagadas do seu aparelho. Caso desinstale um app específico, as informações dele contidas no relatório também serão apagadas.


Muito bacana, não?!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como gerar um email aleatório a partir do Mail [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Apple remove referências a recurso de escaneamento de fotos [atualizado]

Posts Relacionados