O melhor pedaço da Maçã.

Maior cliente, Apple é responsável por 1/4 da receita da TSMC

A Maçã, entretanto, poderá ter de disputar espaço com a Intel muito em breve
Michael Vi / Shutterstock.com
Logo da TSMC

Não é novidade para ninguém que a Apple é a principal cliente da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), fornecedora responsável pela fabricação dos chips das séries A (iPhones e iPads) e M (iPads Pro e Macs com Apple Silicon). Nós não tínhamos, entretanto, uma noção mais exata desse domínio — até agora.

Publicidade

Recentemente, o DigiTimes fez uma lista com os maiores clientes da TSMC e a porcentagem por qual cada um deles é responsável na sua receita anual. E finjam surpresa: a Apple contribui com 25,93% do faturamento da taiwanesa, quase 5x mais que a segunda colocada, a MediaTek.

Fecham o Top 10 da TSMC as seguintes empresas, respectivamente: AMD, Qualcomm, Broadcom, NVIDIA, Sony, Marvell, STM e ADI. A Intel sequer está nessa parte da lista, contribuindo com apenas 0,84% da receita anual da fornecedora — mas esse número poderá subir drasticamente em breve.

Explico: o novo CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Intel, Pat Gelsinger, já deixou claro seus planos de reinventar a empresa não como uma fabricante de chips, mas uma inventora de chips — mais ou menos a mesma coisa que a Apple tem feito, com muito sucesso, com seus processadores das séries A e M. Gelsinger e sua equipe estiveram recentemente em Taiwan e se reuniram com diversos fornecedores, incluindo a TSMC, para discutir parcerias e opções de fabricação.

Mais precisamente, em seus ambiciosos planos de superar o Apple Silicon e outras criações da concorrência, a Intel quer utilizar os serviços da TSMC para produzir seus futuros chips — unindo suas décadas de experiência na área com os processos produtivos de ponta encontrados em Taiwan. Com isso, estimativas indicam que a Intel poderá se tornar uma das três maiores consumidoras da TSMC após 2023 — e a colaboração poderá perdurar até a era dos 2 nanômetros, que só deverá chegar após 2025.

Publicidade

Isso, claro, não é exatamente positivo para a Apple: por mais que a Maçã tenha condições financeiras de manter a sua influência sobre a TSMC (e a taiwanesa esteja com planos ambiciosos de expansão), é claro que há um limite para isso: dependendo das ambições da Intel, é possível que as duas gigantes precisem disputar espaço dentro da capacidade produtiva da fornecedora.

Acompanhemos, portanto, os próximos capítulos dessa história.

via Patently Apple

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ libera o teaser de “Severance”, série de Ben Stiller

Próx. Post

Spotify agora permite avaliar e ver notas de podcasts

Posts Relacionados