O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Ligando pelo iPhone
DenPhotos / Shutterstock.com

De novo, Brasil é o campeão mundial em ligações spam

“Dizer que o Brasil tem um problema com o spam é pouco”, afirma o relatório do Truecaller

Responda rápido: quantas ligações de spam você recebe por mês? Se a resposta está na casa das três dezenas, parabéns(?), você está mais ou menos na média brasileira — que, pelo quarto ano consecutivo, é a maior do mundo num levantamento feito pelo Truecaller.

Publicidade

A infame (e longeva) liderança do Brasil no ranking é disparada: em 2021, cada brasileiro recebeu, em média, 32,9 chamadas indesejadas por mês. O segundo colocado na lista, o Peru, teve 18,02 ligações spam mensais por usuário. Ucrânia, Índia e México completam as cinco posições iniciais — os cidadãos dos Estados Unidos, último colocado no ranking, recebem cerca de 5 chamadas do tipo por mês, em média.

Truecaller: países mais afetados por spam em 2021

O relatório do Truecaller destaca a posição de “destaque” do Brasil no levantamento, afirmando que os dados deveriam servir de alerta para as autoridades locais:

Dizer que o Brasil tem um problema com o spam é um eufemismo. Quatro anos em sequência como o país com mais ligações indesejadas deveria ser um alerta para que as autoridades coloquem restrições e multas pesadas sobre atividades do tipo.

Separando os tipos de ligações spam recebidas pelos brasileiros, a maior fatia (44,9%) fica com os serviços financeiros. Já o setor de vendas é responsável por 39% do spam que recebemos, enquanto golpes e outras tentativas de crimes são 16,9% das chamadas indesejadas.

Truecaller: países mais afetados por spam em 2021

O Truecaller também fez um levantamento dos países mais afetados por spam via SMS1 — e, neste caso, o Brasil não é líder: Camarões é o país “campeão” na métrica, com 16 mensagens indesejadas por mês, em média.

Nós estamos em oitavo lugar, com pouco mais de oito mensagens mensais — talvez um reflexo do fato de que o uso do SMS já não é mais tão popular por aqui. Gostaria de ver um levantamento parecido feito com o WhatsApp, entretanto. 🤔

Publicidade

Vale notar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou recentemente a criação de um prefixo exclusivo — o 0303 — que deverá ser utilizado por todas as empresas de telemarketing nas suas chamadas para usuários. Com isso, quando a medida entrar em vigor, usuários poderão simplesmente solicitar às suas operadoras o bloqueio desse prefixo para deixar de receber a maioria das ligações indesejadas.

Publicidade

É improvável que, num mundo onde as empresas de telemarketing empregam todo tipo de técnica para alcançar potenciais clientes, o 0303 vá resolver todos os nossos pesadelos de spam. Ainda assim, caso a iniciativa reduza o número de chamadas do tipo que recebemos, já será deveras bem-vinda. Vamos aguardar.

via G1

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Gabrielle Dennis, Damon Gupton, Josh Segarra e Sammy Fourlas, de "The Big Door Prize"

Quatro atores juntam-se a "The Big Door Prize", do Apple TV+

Próximo Artigo
Mulher em frente a um MacBook

Termos de uso da Apple demoram 30 minutos para serem lidos

Posts Relacionados