Não é exagero dizer que quase todo mundo já criou uma conta em um serviço sem ler os Termos e Condições antes. Afinal, não existe nada mais chato neste mundo do que ter que ler um texto comprido e cheio de jargões técnicos quando se está com pressa.
Como basicamente tudo na internet possui um “processo” desse tipo, é meio impossível viver hoje em dia sem se deparar com um texto desses. Os serviços da Apple, obviamente, não são exceção — sendo que cada um deles possui seus próprios termos de uso.
No entanto, isso pode fazer você se perguntar: esses textos realmente são tão longos assim? Quanto tempo alguém leva para ler cada parágrafo desses contratos? De acordo com um infográfico da Statista, a resposta seria de, no mínimo, meia-hora — pelo menos no caso da Maçã.
Esse dado foi obtido levando em conta o número total de palavras existentes no documento apresentado no momento da criação de um ID Apple — o qual possui 7.314 palavras no total. Para efeito de comparação, o nosso review do iPhone 13 Pro, por exemplo, tem 5.870 palavras. 😬
Caso alguém se dispusesse a ler o documento da Apple de cabo a rabo a uma velocidade média de 240 palavras por minuto, demoraria animadores 30 minutos para terminar a tarefa.
Embora esses números já sejam o suficiente para desanimar algumas pessoas, o caso da Apple ainda está longe de ser o pior entre as principais companhias do mundo tecnológico — já que a Maçã está na quarta posição.
A campeã entre as empresas com os maiores termos de uso é a Microsoft, que conta com impressionantes 15.260 palavras — mais do que o dobro da Apple. Segundo a Statista, você precisaria de pouco mais de uma hora para completar a leitura de todos os termos da gigante de Redmond.
Em segundo e terceiro lugares aparecem Spotify e TikTok, com 8.600 (35 minutos) e 7.459 palavras (31 minutos), respectivamente. De todos os nomes da lista, é o Instagram que possui o menor acordo, contando com apenas 2.451 palavras — o que gastaria cerca de 9 minutos.
E por aí, você lê os acordos por completo? Responda a nossa enquete a seguir. 😉
via 9to5Mac