O melhor pedaço da Maçã.

Executivos listam motivos para utilizarmos os Mapas da Apple

David Dorn (líder de produto) e Meg Frost (líder de design) conversaram com a CNN sobre as novidades que chegaram aos Mapas no iOS 15
Mapas da Apple na Itália

O aplicativo Mapas (Maps), da Apple, foi anunciado em 2012 com a chegada do iOS 6, substituindo o Google Maps como o app padrão de mapas no iPhone. No entanto, como muitos devem se lembrar, o seu lançamento foi um tanto quanto polêmico.

Publicidade

Desde então, porém, a equipe por trás do app vem implementando melhorias e novos recursos que, hoje, tornam os Mapas um concorrente viável se comparado a outras opções — pelo menos em alguns locais.

Este ano não foi exceção, e os Mapas ganharam uma série de mudanças, das quais o líder de produto David Dorn e a líder de design Meg Frost discutiram em uma entrevista à CNN Underscored.

Mapas mais realistas

Em 2021, a Apple redesenhou grande parte dos seus mapas com elementos visuais mais condizentes com o mundo real, porém estilizados para a identidade visual gamificada.

YouTube video

Sobre essa abordagem, Frost disse que essa é uma representação bem mais tridimensional, não só das ruas, árvores, prédios mas até de elementos maiores: “Então, aproveitamos a oportunidade para criar um globo realista que representa com precisão os tamanhos dos países em 3D.”

Ainda segundo ela, os novos elementos visuais tornam os mapas bem mais didáticos e fáceis de entender — podendo ser até utilizados para fins educativos.

Publicidade

À primeira vista, os motoristas podem entender um cruzamento complexo com mais rapidez do que nunca. E esse detalhe ajuda na decisão de uma fração de segundo de qual curva eles farão. Por isso, queremos que seja mais seguro e visualmente satisfatório para navegar.

E por falar em elementos detalhados, na nova versão dos mapas, a Apple tomou a liberdade de modelar alguns prédios importantes, marcos e monumentos. Para desenhá-los, a equipe trabalhou com moradores locais para que a sua representação fosse a mais precisa possível.

Escolhemos a quantidade de detalhes que achamos apropriada e criamos uma malha 3D do próprio edifício.

Razões para utilizar o app Mapas

Dorn aproveitou a entrevista para listar três grandes razões as quais tornam os Mapas a melhor opção para os usuários — bom, pelo menos para uma parte deles.

Publicidade
  1. Nos últimos anos, a Apple vem investindo pesado em melhorar seus mapas;
  2. Privacidade é chave na experiência do app Mapas e, por isso mesmo, ele não rastreia seus dados de localização;
  3. Os Mapas fazem parte do ecossistema da Apple e se integram bem com outros aparelhos e serviços da Maçã.

Apesar de as mudanças implementadas no aplicativo neste ano serem bacanas, muitas delas não estão disponíveis em muitos lugares além dos Estados Unidos — muito menos em terras brasileiras. Como bem sabemos, a realidade aqui é bem diferente…

A entrevista completa dos executivos pode ser lida (em inglês, claro) no site da CNN.


Ícone do app Mapas
Mapas de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.5 (3.2 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp ganhará animação para emojis de coração e avisos de criptografia [atualizado]

Próx. Post

O que são e como usar os chats secretos do Telegram [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados