O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Horacio Gutierrez

Crítico da Apple, diretor jurídico do Spotify deixa a empresa

Horacio Gutierrez tem sido uma das maiores vozes no movimento “anti-App Store”

Tirando o CEO1 Daniel Ek, não seria nenhum exagero dizer que a figura do Spotify mais em evidência nos últimos tempos é o seu diretor jurídico e chefe de assuntos globais, Horacio Gutierrez. E grande parte desse destaque tem a ver com a Apple: Gutierrez tem sido um dos maiores críticos públicos das práticas supostamente monopolistas da empresa, e é um dos principais nomes da Coalition for App Fairness (CAF).

Publicidade

Agora, pelo visto, as trincheiras do lado “anti-Apple” nessa batalha ficarão um pouco mais enfraquecidas. De acordo com o desenvolvedor e analista Florian Mueller, do FOSS Patents, Gutierrez deixou recentemente o Spotify em direção à Disney — ele será o diretor jurídico (general counsel) da empresa do Mickey Mouse.

Mueller, que tem apoiado a Epic e a luta das empresas contra as regras da App Store, classifica Gutierrez como “o defensor mais efetivo e mais aplicado que o movimento ‘anti-App Store’ já teve” — e que, com a saída do executivo do Spotify, a CAF poderá perder um pouco da sua força.

Ele considera que as ações do Spotify lideradas por Gutierrez, como a campanha “Time to Play Fair” e as suas declarações nas audiências sobre as lojas de aplicativos, são investidas muito mais efetivas contra a Apple do que o comportamento “explosivo” da Epic, que pode ser visto com maus olhos pela juíza Yvonne Gonzales Rogers. Ou seja, os processos contra a Maçã também perderão um aliado importante.

Publicidade

Com o apoio de Gutierrez, as ações da CAF já atingiram alguns objetivos importantes, como uma revisão das taxas da App Store e a vitória judicial que permitiu aos desenvolvedores a inclusão de links para pagamentos externos em seus apps — além, claro, da instalação de um debate maior sobre o poder monopolista da Apple na sociedade. Agora, resta saber se o Spotify conseguirá substituir o executivo com alguém igualmente hábil para contribuir nesse sentido.

via iThinkDifferent

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Departamento de Justiça (Department of Justice, ou DoJ) dos Estados Unidos

Problemas financeiros adiam decisão do DoJ sobre a Apple

Próximo Artigo

Vídeo: como prolongar a vida útil da bateria do seu iPhone, iPad, Mac, Apple Watch…

Posts Relacionados