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Limitações do Bluetooth complicam desenvolvimento de AirPods

AirPods de segunda geração, de terceira geração, AirPods Pro e AirPods Max

Em uma entrevista para o What Hi-Fi?, Gary Geaves, vice-presidente de acústica da Apple, e Eric Tremski, integrante do time de marketing de produtos da empresa, comentaram os desafios que os engenheiros da Maçã costumam enfrentar durante o desenvolvimento dos AirPods, que hoje já contam com vários modelos no catálogo de produtos da Maçã, sendo o mais recente os AirPods de terceira geração, lançados em outubro.

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O ponto alto da conversa ficou por conta do questionamento se o Bluetooth vem ou não atrapalhando o desenvolvimento dos AirPods, já que a tecnologia pode ser considerada o principal obstáculo na adição do suporte de coisas como o áudio Lossless nos fones da Apple, por exemplo. Geaves se recusou a tecer críticas mais incisivas à tecnologia, mas fez ressalvas:

Obviamente, a tecnologia sem fio é crítica para a entrega do conteúdo que você está falando, mas também há coisas como a latência quando você mexe a cabeça que, se for muito longa, pode fazer você se sentir mal, então nos concentramos em tirar o máximo que pudermos do Bluetooth, e existe um número de truques que usamos para maximizar ou superar os limites da tecnologia. Mas é justo dizer que gostaríamos de mais largura de banda e… vou parar por aqui.

Ao comentar o desenvolvimento dos AirPods de terceira geração, Geaves afirmou que sua equipe prestou atenção nas características mais populares da primeira versão do produto, lançada em 2016. Além disso, o executivo explicou que os novos fones foram projetados do zero, usando apenas peças feitas sob medida para essa nova iteração.

[…] sabemos que muitas pessoas realmente gostam do ajuste aberto que não entra no canal auditivo e se encaixa confortavelmente em sua orelha. Isso não cria um selo, que é o que as pessoas gostam, mas cria desafios para a equipe de áudio. […]

Geaves explicou que a grande diversidade de formatos de orelha é sempre o maior obstáculo existente na hora de projetar um fone aberto, o que os levou, entre outras coisas, a desenvolver tecnologias como a Equalização Adaptativa, que tenta entregar níveis de frequência consistentes independentemente do encaixe.

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[…] não há duas orelhas iguais — cada pessoa tem um encaixe único, e isso significa que o som que as pessoas escutam será significativamente diferente, especialmente os graves. […]

Por fim, o executivo aproveitou para lembrar que a Apple reconhece o caráter emocional do ato de escutar música, e que por isso conta com um time de experts da indústria fonográfica, com produtores profissionais para refinar o áudio de cada produto lançado, buscando sempre o resultado mais próximo do que foi originalmente proposto pelos artistas nos estúdios.

A entrevista completa pode ser acessada aqui.


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via 9to5Mac

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