O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Posso trocar minha conta empresarial do Google Workplace ou do Microsoft 365 Business por uma do iCloud+?

iCloud+

A Apple promoveu no ano passado uma série de mudanças em seu serviço na nuvem, o iCloud. Além das opções de reforço nas questões de segurança e privacidade — discurso bastante intensificado pela empresa ultimamente —, o iCloud+ trouxe também a possibilidade de domínio personalizado para usuários individuais ou na conta família.

Publicidade

Outra mudança interessante, agora em especial no Brasil, a chegada do pacote Apple One Premium trouxe novas possibilidades, como o Apple Fitness+ e o aumento do limite de espaço para até 4TB.

Embora essas mudanças sejam voltadas para usuários finais, elas abriram um novo campo de possibilidades para o trabalho e podem atrair donos de pequenas empresas e profissionais para adotar o serviço como padrão para suas atividades profissionais.

Seria o iCloud+ uma opção aos já consolidados Microsoft 365 Business (MB) e Google Workplace (GW)? Vamos analisar alguns pontos.

Trabalho colaborativo

Embora a suíte da Microsoft tenha surgido muito antes, foi o Google que procurou fortalecer a possibilidade de trabalho colaborativo ágil e fácil. Com seus produtos semelhantes (para não dizer idênticos), a empresa possibilitou que várias pessoas pudessem editar simultaneamente — e via web — documentos, planilhas e apresentações. Logo em seguida, o MB também ofereceu essa possibilidade e, tardiamente, a Apple criou o recurso compartilhar para o Pages, o Numbers e o Keynote.

Publicidade

Nos três concorrentes, é possível inserir pessoas que não tenham o mesmo domínio de email, o que facilita bastante interações com diversos colaboradores. Porém vale lembrar que, no caso da Maçã, é necessário ter um ID Apple.

Armazenamento em nuvem

Esse serviço possui diversas opções no mercado, mas com presença marcante de nossos amigos da Microsoft, do Google e da Apple. Aqui, porém, MB e GW estão bem à frente.

Publicidade

OneDrive, SharePoint e Google Drive são plataformas bem práticas para utilização em equipe. O MB ainda tem a facilidade de integrar tudo no MS Teams, que facilita muito a gestão de documentos e informações. Já é possível compartilhar pastas no iCloud, mas o serviço ainda é instável e com algumas inexplicáveis ausências de atualização de arquivos. Verdade seja dita, no entanto: quando se trata de atualização automática pessoal entre arquivos disponíveis offline/online e migração de backup, o iCloud funciona muito melhor e mais intuitivamente.

Chat

A comunicação instantânea é um importante recurso para o trabalho em equipe. O MB nada de braçada nesse tópico. O chat do Teams funciona muito bem e é integrado aos demais itens.

No GW, o Google Chat ou o chat direto no Gmail podem até quebrar um galho, mas não são tão eficientes, tanto que empresas as quais optam pelo GW costumam adotar outra ferramenta para chat, como o Slack, por exemplo. Não dá nem para considerar a Apple nesse quesito, haja vista que o Mensagens, mesmo com seus últimos incrementos, está longe de ser uma ferramenta profissional de comunicação. 

Hospedagem de domínio e email

Como citado no começo deste artigo, o iCloud+ permite agora que você utilize um domínio personalizado (se ele for seu, obviamente). Embora seja legal para uma pessoa, não se pode configurar como um serviço voltado para empresas (nem é essa, mesmo, a proposta).

Publicidade

Uma conta familiar permite, no máximo seis integrantes podendo utilizar esse mesmo domínio — e não existe a possibilidade de hospedar um site, por exemplo. MB e GW são ótimas ferramentas para isso, mas tudo tem um preço. Os planos do MB começam em R$28,60, e os do GW se iniciam com R$24,30 por usuário, na opção mais básica.

Ou seja, se hipoteticamente você tivesse uma empresa com apenas seis pessoas, gastaria:

  • MB: R$171,60 por mês com 5TB de armazenamento.
  • GW: R$145,80 por mês com apenas 30GB por usuário.
  • Apple One: R$107,40 por mês com 4TB de espaço e, de quebra, acesso ao Apple Arcade, ao Apple Music, ao Apple TV+ e ao Apple Fitness+.

Gerenciamento de projetos

Mesmo pequenas empresas estão cada vez mais preocupadas sobre como gerenciar seus projetos. O GW tem poucos recursos próprios nessa direção: Agenda, Keep e Tarefas ainda são apps bem iniciantes. Talvez, por essa razão, o Google ofereça integração com praticamente todas as ferramentas de GP disponíveis no mercado.

O MB investiu mais nessa área com o Planner e o To Do, que podem ser integrados ao Teams e trazem muitos recursos, embora sejam pouco customizáveis.

Apesar de distante na disputa, a Apple fez interessantes incrementos no app Lembretes que permitem acompanhar pequenos projetos, atribuindo tarefas, lembretes e prazos para outras pessoas. Não chega a ser um gerenciador de projetos, mas permite uma interação interessante. 

Conclusão

Mesmo com avanços significantes, não podemos ainda considerar o iCloud+ como uma ferramenta para trabalho profissional. Vale lembrar que a empresa nunca demonstrou essa pretensão, e estamos apenas fazendo um exercício de análise para alguém que está considerando essa hipótese.

Se você é um empreendedor individual ou tem uma empresa bem pequena, com apenas seis funcionários (ou menos, e todos com dispositivos da Apple), não precisa fazer a integração com muitos softwares e não tem necessidade de hospedar um site, talvez o iCloud+ resolva sua vida com um baixo investimento. Do contrário, as plataformas do MB e do GW são serviços voltados para empresas com recursos e integrações bem mais profissionais, eficientes e eficazes.


Comente aí qual deles você usa na sua empresa e a sua opinião!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Mãe e filha com iPhone 11 Pro Max

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 26 de dezembro a 2 de janeiro

Próximo Artigo
Zenchi Bee

Promoções na App Store: Zenchi Bee, Monsterz Minigames Deluxe, CameraBag Photo Classic e mais!

Posts Relacionados