O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

BongkarnGraphic / Shutterstock.com
Busca do Google em iPhone

Google paga à Apple para não criar mecanismo de busca, acusa processo

Uma nova ação coletiva aberta nos Estados Unidos alega que a Apple e o Google violaram leis de regulação da competição em acordos que mantêm o mecanismo de pesquisa do Google como padrão nos gadgets da Maçã — ecoando uma acusação do Departamento de Justiça dos EUA feita em 2020.

Publicidade

Mais do que isso, a ação afirma que há um acordo secreto no qual o Google paga à Apple para que ela não crie seu mecanismo de busca próprio — e que a Maçã daria tratamento preferencial ao Google em todos os seus dispositivos.

Ao fazer isso, as empresas supostamente “trabalharam juntas para suprimir a competição de concorrentes menores”. Os reclamantes também afirmam que, por causa do suposto conluio, as taxas de publicidade são mais altas do que em outros mercados.

O processo visa a restituição dos pagamentos de bilhões de dólares do Google à Apple e demanda a criação de uma liminar proibindo o acordo de não concorrência entre as empresas, o tratamento preferencial em dispositivos da Maçã e o suposto pagamento para a não criação de um mecanismo de busca da Apple.

As evidências mostram que ocorreram apenas algumas reuniões (pessoalmente) entre os CEOs1 da Apple e do Google na última década. Além disso, ambas as companhias afirmam que os pagamentos para que o Google seja o mecanismo de busca padrão no iOS têm apenas essa finalidade, e que os usuários podem selecionar outros serviços de busca, se preferirem.

Além disso, ao contrário do que afirma o processo, a Apple tem seu próprio negócio de publicidade que usa na App Store. Ela também tem seu próprio mecanismo de busca que usa na Siri e no Spotlight — o qual não é acessível pela web.

Publicidade

Veremos quais serão os próximos capítulos de mais esse imbróglio…

via The Recorder

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Brad Pitt

Apple negocia filme sobre a Fórmula 1 com Brad Pitt

Próximo Artigo
Body Scan da Withings

Withings lança balança que calcula várias métricas corporais

Posts Relacionados