O melhor pedaço da Maçã.
Foto de NEW DATA SERVICES no Unsplash
Duas pessoas usando um Mac

O que fazer para evitar que o Mac superaqueça

A Apple até já lançou modelos de Macs sem a presença de uma ventoinha — mais especificamente, os MacBooks de 12 polegadas e os MacBooks Air com os chips M1 e M2. Porém, fato é que a grande maioria dos computadores da Maçã possuem esse componente.

Publicidade

Em certos casos, porém, essas ventoinhas podem se tornar um problema, que pode ocasionar até mesmo em um superaquecimento do seu computador.

Para evitar que você passe por esse tipo de problema, alguns truques básicos podem ser feitos. A seguir, separamos os principais deles.

Vamos nessa?

  • Apesar de ser mais cômodo usar um notebook Mac no colo, tome cuidado para não obstruir nenhuma saída de ar dele.
  • Evite também usá-lo na cama, em cima de uma almofada ou de outro objeto que não deixe o ar circular de dentro para fora do Mac. Há, no mercado, alguns suportes que servem justamente para fazer isso — além de deixarem o computador em um ângulo melhor para o uso.
  • Certifique-se de que o Mac esteja em um ambiente bem ventilado e que não esteja com temperaturas muito extremas, ou seja, que não esteja nem muito frio, nem muito calor.

E o que fazer se as ventoinhas estiverem acionadas por muito tempo?

O propósito das ventoinhas é resfriar os componentes internos do computador, como o seu processador. Porém, se você notar que elas seguem ativas por um tempo além do normal, eis alguns dos cenários possíveis:

Publicidade
  • Verifique se não há algum aplicativo que esteja consumindo muita energia do Mac. Isso pode ser feito abrindo o utilitário Monitor de Atividade. Caso não esteja usando o app que consome mais energia, experimente fechá-lo para verificar se o problema será solucionado.
  • Você também pode forçar o fechamento de um aplicativo indo até o menu Apple e em “Forçar Encerrar…”. Se quiser, também é possível fazer isso usando o atalho ⌥ option ⌘ command ⎋ esc.
  • Aqui no MacMagazine, já falamos do Macs Fan Control, um utilitário cujo propósito principal é verificar as condições das ventoinhas — você pode até mesmo controlá-las.

A depender do(s) local(is) onde você costuma usar o seu Mac e de quanto tempo ele tem de vida, é bem possível que a performance das ventoinhas esteja prejudicada por sujeira. O ideal, nesse caso, é alguém especializado abrir a máquina para fazer uma limpeza adequada — o que nos leva ao próximo ponto.

E se nada resolver?

Se essas dicas ainda não resolverem o seu problema, pode ser uma boa ideia redefinir ou restaurar o Mac para os ajustes de fábrica.

Publicidade

Em casos mais extremos, também pode ser necessário que você entre em contato com o Suporte da Apple. Nesse último caso, isso pode ser feito de diversas maneiras — seja pelo telefone 0800-761-0880, pelo site ou pelo app Suporte.


Ícone do app Suporte da Apple
Suporte da Apple de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 5.3.2 (35.8 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Você também pode marcar um horário em uma das duas Apple Stores localizadas no Brasil ou num Centro de Serviço Autorizado Apple.

Conte para a gente: o seu problema foi resolvido? 👨‍💻

via Macworld

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que fazer se o flash do iPhone/iPad não estiver funcionando

Próx. Post

As películas de tela para iPhones afetam a sensibilidade?

Posts Relacionados