O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Matter

Padrão Matter teve presença marcada na CES 2022

Desde que foi anunciado lá no fim de 2019 — na época, chamado de Projeto CHIP —, o padrão de automação Matter vem ganhando cada vez mais atenção de fabricantes de dispositivos domésticos inteligentes.

Publicidade

Caso você não esteja lembrado, esse é um padrão de automação doméstica de código aberto criado por uma série de empresas, incluindo Apple, Google e Amazon, a fim de tornar dispositivos inteligentes mais intercambiáveis entre sistemas e aparelhos.

Durante os últimos dois anos, não tivemos muitas mudanças no padrão, além da adoção dele por algumas fabricantes. Contudo, a última Consumer Electronics Show (CES) chegou para mudar esse paradigma, com uma série de empresas anunciando suporte e produtos compatíveis com o Matter.

Para provar o quão forte tem sido sua adoção, eis algumas das empresas a anunciarem algum tipo de suporte ao padrão:

Publicidade
  • A Amazon anunciou novas ferramentas de desenvolvimento compatíveis com o Matter, inclusive para utilizar a Alexa sem conexão com a internet;
  • O Google anunciou que aparelhos Android e Nest poderão se conectar com dispositivos Matter a partir da função de emparelhamento rápido;
  • A Belkin anunciou uma série de dispositivos compatíveis com o padrão durante a conferência;
  • Apesar de já ter anunciado suporte anteriormente, a Aqara mais uma vez anunciou que trará suporte ao Matter aos seus aparelhos via atualizações de firmware;
  • A Comcast anunciou que seu roteador xFi Advanced Gateway também ganhará suporte ao padrão;
  • A Arlo Technologies declarou seu compromisso com o Matter como forma de solidificar sua posição sobre a compatibilidade de seus aparelhos no espaço doméstico inteligente;
  • A LG também anunciou suporte ao padrão em seus dispositivos inteligentes, bem como diversas outras empresas, como Eve Systems, Nanoleaf, SmartThings (da Samsung), etc.

A Aliança de Padrões de Conectividade (Connectivity Standards Alliance, também conhecida como Zigbee Alliance) identificou mais de 20 empresas expondo ou apresentando aparelhos com suporte ao Matter durante conferência.

Apesar de o Matter ter seu lançamento programado somente para junho deste ano, já é possível notar o comprometimento das mais diversas empresas em suportar o novo padrão — algo que será positivo para todos os usuários.

via The Verge, CNET

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Vulnerabilidade Powerdir

Microsoft detalha falha que permitia acesso a dados no macOS

Próximo Artigo

Vídeo: RØDE VideoMic GO II, compatível com iPhones/iPads e Macs

Posts Relacionados