O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor expõe uso de avaliações falsas na App Store [atualizado]

AmpMe

Aproveitando-se da recente divulgação feita pela Apple do lucro recorde obtido pela App Store em 2021, o desenvolvedor Kosta Eleftheriou voltou a denunciar mais um caso de irregularidade na loja de aplicativos da empresa. Na semana passada, ele já havia exposto outro caso parecido envolvendo falsos apps de streaming.

Publicidade

O aplicativo da vez se trata do “AmpMe – Speaker & Music Sync”, 18º colocado no ranking de downloads da categoria de “Música” na App Store. Em uma thread no Twitter, o desenvolvedor expôs como o app, que promete amplificar o som de uma música ao sincronizar vários dispositivos durante sua reprodução, faturou cerca de US$13 milhões por meio de um sistema de inscrições que cobra US$10 por semana (US$520 por ano) de usuários enquanto, supostamente, inflava suas avaliações na loja com comentários falsos.

Segundo ele, o aplicativo foi desenvolvido de uma forma que torna o cancelamento da inscrição extremamente difícil, forçando o usuário a mantê-la ativa. Além disso, uma investigação conduzida por Eleftheriou revelou que boa parte das avaliações recebidas pelo app se tratam de comentários de falsos usuários, geralmente comprados para inflar a nota recebida pelo software (que bate as 4,3 estrelas).

Embora as avaliações falsas sejam a maioria na página do aplicativo, ainda é possível encontrar uma série de comentários reais que expõem o caráter fraudulento do app — com boa parte denunciando as cobranças abusivas praticadas pelo serviço. Mesmo assim, o app ainda permanece disponível na loja de aplicativos mesmo quase quatro após seu lançamento.

Publicidade

Como notado pelo Cult of Mac, a própria App Store chegou a promover o aplicativo em inúmeras ocasiões ao longo dos últimos anos na seção “Apps que amamos” (Apps We Love) da loja, a qual reúne alguns títulos de destaque na aba “Apps”.

Em um dos tweets da sequência, Eleftheriou ironizou o processo de análise da App Store, considerada pela própria Apple como um “lugar em que você pode confiar”.

Se você está preocupado sobre Apple tomar uma atitude, não fique assim eles também estão ganhando milhões com seu app e estão felizes em promovê-lo na App Store, de novo e de novo.

O desenvolvedor é conhecido por ter denunciado uma série de aplicativos golpistas na App Store, além de ter acusado a própria Maçã de ter manipulado as avaliações do aplicativo Podcasts em sua loja de aplicativos.

Publicidade

A Apple ainda não comentou esse caso mais recente.

via 9to5Mac

Atualização13/01/2022 às 16:50

Com base em comentários de nossos leitores, decidimos alterar o título da matéria — o qual, como apontado, poderia induzir o leitor ao erro por chamar o app de “fraudulento”. Pedimos desculpas pelo ocorrido.

Publicidade

Em resposta ao TechCrunch, a AmpMe Inc. rebateu as críticas feitas por Eleftheriou e afirmou que seus usuários não costumam gastar US$520 por ano com o serviço (considerando a inscrição US$10 por semana praticada pelo app), e sim, em média, US$75 — indicando que seus usuários costumam cancelar a assinatura após um certo período de tempo.

Mesmo assim, a empresa anunciou que lançará uma nova versão de seu aplicativo com uma assinatura que custará a metade do preço praticado até então — portanto, US$5 por semana.

Quando questionada sobre os falsos comentários na página de seu aplicativo, a desenvolvedora se limitou a dizer que “confia em uma empresa terceirizada para realizar o marketing de seu aplicativo na App Store”:

Ao longo dos anos, como a maioria das startups, contratamos consultores externos para nos ajudar no marketing e na otimização [do app] para a App Store. É necessária mais supervisão e é nisso que estamos trabalhando atualmente.

Segundo a desenvolvedora, a nova versão do app com o preço reduzido já foi enviada para revisão e deverá ser disponibilizada na App Store em breve.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ libera imagens de “O Céu Está em Todo Lugar”

Próx. Post

Vídeos de suporte: migrar do Android, modos do FaceTime e mais!

Posts Relacionados