O melhor pedaço da Maçã.
5G no iPhone

Apple e operadoras brasileiras trabalham no suporte ao 5G SA

Neste ano, finalmente o 5G saiu das promessas e virou realidade no Brasil, ainda que essa expansão esteja chegando de forma gradual no país. No início do mês, por exemplo, Fortaleza, Natal e Recife foram últimas as cidades contempladas. Com isso, já são 15 o número de capitais com suporte à tecnologia.

Publicidade

Todavia, como já explicamos aqui no MacMagazine, para complicar ainda mais a vida dos consumidores, há dois tipos de 5G disponíveis: o Standalone (SA) e o Non-Standalone (NSA).

Para piorar um pouco a coisa, o 5G do tipo Standalone (aquele que é conhecido como a tecnologia “pura”, que oferece os maiores benefícios) ainda não está disponível nos iPhones aqui do Brasil.

Em agosto, noticiamos que o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve na sede da Apple em Cupertino para discutir justamente os trâmites envolvendo a liberação do 5G “puro” para usuários brasileiros do smartphone da Maçã — e, segundo ele, a coisa toda seria liberada “até setembro”.

Publicidade

Pois muito bem: o MM apurou hoje que a Apple está trabalhando com as grandes operadoras brasileiras numa validação e em testes de desempenho ideal do 5G Standalone para garantir a melhor experiência dos clientes. Ainda que não haja uma data específica para isso, é importante notar que essa tecnologia segue em testes, ou seja, ela ainda *não* foi liberada com o iOS 16, que saiu para todos no começo desta semana.

O MM também entrou em contato diretamente com o Ministério das Comunicações, questionando se há alguma novidade sobre esse assunto, mas até o momento da publicação deste artigo não obtivemos uma resposta. Caso haja, atualizaremos a matéria com o posicionamento do órgão.

Portanto, agora só nos resta esperar para que o 5G de verdade chegue aos smartphones compatíveis da Maçã o quanto antes — quem sabe até mesmo coincidindo com o desembarque da linha iPhone 14 em terras tupiniquins, o que seria um ótimo timing. 🇧🇷😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dynamic Island aparece em capturas de tela — se ativada

Próx. Post

iOS 16.1 estreará Carregamento com Energia Limpa, Atividades ao Vivo e mais [atualizado 2x]

Posts Relacionados