O melhor pedaço da Maçã.

Para evitar problemas, Apple muda descrição da Retransmissão Privada [atualizado]

Retransmissão Privada

Apesar de estar disponível somente em versão beta para usuários do iCloud+ no iOS 15, o recurso Retransmissão Privada (Private Relay) já chamou a atenção de diversas operadoras americanas e europeias.

Publicidade

Hoje, entretanto, com a liberação da segunda versão beta do iOS 15.3, a Apple mudou a descrição da Retransmissão Privada no aplicativo Ajustes a fim de evitar eventuais problemas e desentendimentos com operadoras.

Eis a descrição anterior ao lado da nova [tradução nossa]:

A Retransmissão Privada está desativada para o seu plano de celular. Seu plano de celular não é compatível com a Retransmissão Privada. Com a Retransmissão Privada desativada, esta rede pode monitorar sua atividade na internet e seu endereço IP não fica oculto de rastreadores ou sites conhecidos.

A Retransmissão Privada está desativada para o seu plano de celular. A Retransmissão Privada não é compatível com o seu plano de celular ou foi desativada nas configurações de celular. Com a Retransmissão Privada desativada, esta rede pode monitorar sua atividade na internet e seu endereço IP não é escondido de rastreadores ou sites conhecidos.

Como dá pra ver, de acordo com a mensagem antiga (à esquerda), presente nas versões anteriores do sistema, se a Retransmissão Privada tiver sido desativada, a Apple basicamente coloca toda a culpa sobre a operadora, alegando que “seu plano de celular não é compatível com a Retransmissão Privada”.

Publicidade

Agora, entretanto, ela deixa claro que o problema pode ser originado tanto por esse motivo quanto pode ter sido desativado nas configurações de celular. Isso porque, segundo a operadora T-Mobile, o iOS 15.2 conta com um bug que faz com que alguns usuários tenham as configurações da Retransmissão Privada desabilitadas por padrão.

A operadora chegou a contatar a Maçã sobre isso, e ela já atualizou seus documentos de suporte para melhor informar aos usuários a como se certificarem de que as configurações do Retransmissão Privada estão devidamente ativadas.

Por conta do texto anterior utilizado pela Apple, diversos clientes da T-Mobile acusaram a operadora americana de impedir o uso da Retransmissão Privada. Até agora, três das principais operadoras americanas (T-Mobile, Verizon e AT&T) já deixaram claro que não pretendem bloquear o recurso. Enfim, mais uma confusão que poderia ter sido evitada.

via MacRumors

Atualização12/01/2022 às 20:15

Em uma declaração oficial cedida ao MacRumors, a Apple disse que não há qualquer bug no iOS 15.2 que tenha desabilitado a Retransmissão Privada por padrão. Segundo ela:

Publicidade

Nenhuma alteração foi feita na Retransmissão Privada no iOS 15.2 que teria desativado o recurso. Os usuários são incentivados a verificar suas configurações para ver se a Retransmissão Privada está ativada em seu dispositivo ou para uma rede específica.

A Apple também confirmou que nenhuma operadora até o momento, incluindo a T-Mobile, bloqueou seus usuários de usar o recurso. Algo que pode impedir esse uso são redes que monitoram o tráfego dos usuários, como aquelas presentes em escolas ou escritórios, bem como redes celulares que contem com filtros de controle parental, como é o caso de alguns planos da T-Mobile.

Publicidade

Após a declaração da Apple, a T-Mobile revisou sua declaração anterior dizendo que:

A Apple não altera as configurações dos clientes quando eles atualizam para o iOS 15.2. Os clientes podem ver uma mensagem de erro se tiverem desativado anteriormente a Retransmissão Privada ou a opção “Limitar o rastreamento de endereço IP” em suas configurações de opções de dados de celular.

É bom lembrar, também, que a Retransmissão Privada deve ser ativada/desativada conforme a rede à qual o iPhone estiver conectado. A Apple diz que, para o recurso funcionar, é preciso que a opção “Limitar o rastreamento de endereço IP” também esteja ativada.

Mais informações a respeito podem ser encontradas nesse documento de suporte da Apple.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Engenheiro de chips da Apple é contratado pela Microsoft

Próx. Post

Promoções na App Store: Tahrir, Scrum Pocket Training, Color UI e mais!

Posts Relacionados