O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Com taxa de adoção menor, Apple passa a “empurrar” iOS 15

iOS 15 em iPhone
nikkimeel / Shutterstock.com

Pela primeira vez desde o lançamento oficial do iOS/iPadOS 15, em setembro passado, a Apple divulgou a taxa oficial de adoção do sistema operacional por parte dos usuários de iPhone e iPad.

Publicidade

Segundo a página de suporte da App Store, o iOS 15 está agora presente em 72% de todos os smartphones lançados pela Apple nos últimos quatro anos, enquanto 26% dos aparelhos estão com o iOS 14 e 2% com versões anteriores.

Quando falamos de todos os iPhones, a versão mais recente do SO da Maçã está em 63% deles, contra 30% dos que estão com o iOS 14 e 7% com outras versões.

A divisão em duas categorias, vale recordar, se dá pelo fato de que alguns aparelhos antigos ainda em atividade não suportam as versões mais recentes do iOS, o que impede, obviamente, a sua adoção.

Publicidade

Quando falamos de iPads, o iPadOS 15 está em 72% dos aparelhos lançados nos últimos quatro anos (39% deles estão com o iPadOS 14 e 4% com anteriores) e em 49% de todos os devices em atividade (39% estão com o iPadOS 14 e 4% com anteriores).

Taxa de adoção do iOS/iPadOS 15

Taxa de instalação mais lenta

Os números oficiais da Apple confirmaram a tendência apontada por alguns levantamentos, os quais indicaram que a taxa de atualização do iOS 15 estava mais lenta que a de versões anteriores (especialmente do iOS 14).

Em dezembro de 2020, por exemplo, praticamente após o mesmo período de lançamento em relação à divulgação atual, a Apple anunciou que 81% dos iPhones recentes já estavam com a então mais nova versão do iOS.

Publicidade

A queda expressiva na taxa de adoção pode ser explicada, principalmente, devido à nova estratégia adotada pela Apple de não “obrigar” os usuários a atualizarem para o iOS 15 caso eles quisessem continuar recebendo atualizações de segurança (elas continuaram a ser disponibilizadas também para o iOS 14).

A empresa, no entanto, parece estar recuando nessa estratégia, já que — de acordo com o MacRumors — passou agora a incentivar “agressivamente” os usuários a fazer a atualização de software, dando mais destaque ao iOS 15 na seção “Atualização de Software” dos Ajustes.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Visão traseira de um iPod Touch

Mulher é presa por desviar 3 mil iPods de programa nos EUA

Próximo Artigo
"Lincoln's Dilemma"

Apple TV+ terá documentário sobre Lincoln e a abolição da escravidão

Posts Relacionados