O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Ícone do Finder no macOS Monterey 12

O que é o Finder no Mac?

O mundo Mac possui algumas particularidades em relação ao Microsoft Windows, como nomenclaturas diferentes para um mesmo recurso ou outros cuja ideia é exclusiva para a plataforma.

Publicidade

Se você é novato nesse mundo, já deve ter notado o primeiro ícone (da esquerda para a direita) localizado no Dock. Azul, com o desenho de uma carinha sorrindo, ele é chamado de Finder.

Detalhe no Dock do macOS Big Sur em MacBook

O que é o Finder?

Ele nada mais é que o gerenciador de arquivos do computador, uma espécie de “Gerenciador de Arquivos” ou “Windows Explorer”, para aqueles mais familiarizados com o sistema operacional da Microsoft.

Por lá, você pode visualizar os seus documentos, as suas imagens, downloads, os seus aplicativos instalados, além de gerenciar o conteúdo do seu iPhone/iPad, por exemplo.

O Finder é o único aplicativo do macOS que não pode ser fechado completamente, ou seja, ele está sempre aberto e pronto para ser usado. 😉

Como abrir e personalizar o Finder

Para abrir o Finder, basta clicar no ícone dele pelo Dock. Pela barra lateral, navegue pelas seções pré-definidas ou então personalize-a como preferir, indo até Finder » Preferências na barra de menus e selecionado a aba “Barra Lateral”. Depois, basta marcar as seções que deseja que apareçam por lá.

Publicidade

Além de personalizar a barra lateral, também é possível selecionar quais atalhos você deseja que apareçam na barra de ferramentas. Por lá, é possível inserir um para pré-visualizar o arquivo, obter informações sobre ele, fazer uma busca, etiquetar um arquivo ou até mesmo criar uma nova pasta a um clique de distância.

Como enviar um arquivo para o Lixo

Você também pode enviar um arquivo indesejado diretamente para o Lixo. A maneira mais fácil de fazer isso é arrastá-lo em direção ao ícone de lixeira no próprio Dock, mas você pode selecionar o arquivo ou a pasta e pressionar .

Publicidade

Se quiser, isso também é possível de ser feito bastando clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo e selecionar “Mover para o Lixo”.


E você, curte o Finder? 😀

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple TV

Qual a diferença entre os "tipos" de Apple TV? [app, set-top box e serviço de streaming]

Próximo Artigo
Mulher usando Mac

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 9 a 16 de janeiro

Posts Relacionados