Apple Pay, App Store, Apple Music… se tem uma coisa em comum entre todos esses serviços (além de serem da Apple), é de que os três precisam que você acesse uma conta para usá-los. É a chamada Conta Apple (Apple Account), conhecida anteriormente como ID Apple.
A Conta Apple é a sua conta para usar todos os produtos e serviços oferecidos pela Maçã. É por ela que você consegue ativar os seus dispositivos e aproveitá-los ao máximo, realizar compras na App Store, usar o Compartilhamento Familiar com outros usuários de produtos da Apple, por exemplo, entre muitas outras coisas.
Confira, a seguir, alguns dos principais serviços que necessitam de uma Conta Apple para funcionarem:
- FaceTime
- iMessage
- iCloud (sincronização e backup)
- Buscar (Find My)
- Apple Music
- Apple TV+
- Apple Fitness+
- Apple Arcade
- Iniciar sessão com a Apple
Caso você esteja configurando um iPhone/iPad ou um Mac pela primeira vez, o sistema solicitará, em um determinado momento, que você insira a sua Conta Apple já existente ou, então, criar uma do zero a partir dali mesmo.
Com isso, sempre que você for configurar outro aparelho, todas as suas informações básicas serão “transferidas” na nuvem, através do iCloud (como seus contatos e calendários), além de permitir que você faça o download dos aplicativos e músicas baixados/comprados anteriormente.
Além de permitir o uso de todos esses serviços, a Conta Apple também proporciona que você use outro dispositivo para encontrar um iPhone perdido, por exemplo (inclusive se ele estiver sem bateria). Isso é possível devido ao Buscar (Find My), que está presente no iPhone/iPad, no Mac, no Apple Watch, e também pode ajudar na busca dos seus AirPods e até em um objeto preso a um AirTag.
Então, ao configurar o seu novo dispositivo da Maçã, não deixe de inserir a Conta Apple para aproveitar ao máximo os recursos que ele tem a lhe oferecer! O gerenciamento completo da sua conta pode ser feito nessa página. 😉