O melhor pedaço da Maçã.

Associação quer que Apple e outras fabricantes de smartphones ativem seus sintonizadores FM

Se você acha que o seu iPhone já faz muita coisa, que tal saber que ele contém tecnologias em seu hardware que a Apple decidiu não ativar? Uma delas é, acredite se quiser, um sintonizador FM. E não é só ele, alguns concorrentes também.

Publicidade

Pois a National Association of Broadcasters (NAB) resolveu agora se manifestar contra isso, conforme conta o NPR. Segundo a associação americana, Apple e suas concorrentes deveriam mudar essa política e ativar o recurso de rádio em frequência modulada. Segundo ela, isso permitiria a usuários economizar com planos de dados (atualmente só é possível ouvir rádio no iPhone por meio de apps que fazem streaming de áudio pela web) e ainda reduziria o consumo da bateria dos smartphones.

Poucos devem lembrar, mas a Apple tem hoje na sua linha um produto com sintonizador FM — o iPod nano.

Rádio FM no iPod nano

Rádio FM mantém você em dia com o que está acontecendo, jogos, últimas notícias, programa de entrevistas — ou o que você gostar de ouvir. É só colocar o seu fone de ouvido e dar um toque para ver os comandos. Deslize o mostrador do rádio para mudar de estação. Dê um toque para marcar as suas favoritas. Precisa de uma pausa? Conte com a Pausa ao Vivo para isso. Dê um toque para dar uma pausa em uma música ou programa e outro para continuar de onde você parou. Se quiser volte até 15 minutos para lembrar da letra direito ou avance para escutar a transmissão ao vivo.

E não é uma coisa de agora: esse recurso está embutido nele desde a sua quinta geração, lançada em setembro de 2009. Na época, a indústria do rádio aplaudiu publicamente a novidade trazida pela Apple à sua linha de MP3 players.

Publicidade

A NAB dá a entender que a Apple só precisaria lançar um update do iOS para fazer a função funcionar, mas duvido que seja simples assim. O chip pode estar lá mas o iPhone não tem, por exemplo, uma antena dedicada a isso. Além do mais, quem garante ele não poderia gerar algum tipo de interferência com outras funções sem fio do aparelho, como Wi-Fi e/ou Bluetooth?

Há mesmo um interesse nisso?

Aí, eu lhes pergunto: quantos de vocês realmente achariam interessante que a Apple ativasse essa função no iPhone?

Publicidade

Chega a ser irônico, mas justo hoje o site Radio.no noticiou que a Noruega desativará completamente suas rádios FM em 2017. A ideia é migrar o país em definitivo para a rádio digital.

Quantos não seguirão esse caminho, aos poucos?

[via AppleInsider, The Loop]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chegou? — um dos melhores apps brasileiros ganha suporte ao Apple Watch

Próx. Post

Updates recentes na App Store: Clear, Shazam, OneDrive e mais!

Posts Relacionados