O melhor pedaço da Maçã.

Epic apela e pede anulação de decisão sobre a App Store

Pamela Hazelton
Apple vs. Epic Games

Quem achava que a Epic Games desistiria da sua empreitada contra a Apple após a decisão tomada pela justiça no ano passado — que rejeitou as principais reivindicações da desenvolvedora de jogos — estava bastante enganado.

Publicidade

É que a Epic entrou hoje com uma ação em um tribunal de apelações para anular a decisão, alegando que a juíza responsável errou ao concluir que a política da App Store não viola a lei antitruste.

Yvonne Gonzalez Rogers, vale recordar, rejeitou a acusação da desenvolvedora de que a Apple detém um monopólio tanto na distribuição de aplicativos no iOS quanto nas soluções de pagamento da sua loja proprietária.

No documento de apelação, a Epic argumenta que “a Apple mantém ilegalmente seus monopólios nos mercados de distribuição de aplicativos iOS e soluções de pagamento no aplicativo, excluindo expressamente todos os concorrentes” e que a empresa tem “amplo poder econômico para coagir os desenvolvedores” a usar o seu sistema.

Publicidade

A Epic também destaca o que seria possível com uma App Store alternativa, e prometeu que cobraria uma taxa menor que a paga atualmente pelos grandes desenvolvedores de apps para a plataforma da Apple.

Na ausência dessas restrições, usuários e desenvolvedores de aplicativos do iPhone poderiam usar lojas de aplicativos alternativas, e os usuários poderiam obter aplicativos diretamente dos desenvolvedores. Os desenvolvedores poderiam adquirir mecanismos de pagamento com recursos adicionais e custos mais baixos para seus aplicativos. A Epic quer, mas não pode competir com a Apple para atender a essa demanda, fornecendo uma loja de aplicativos para iPhone e uma solução de pagamento no aplicativo. A Epic cobraria dos desenvolvedores muito menos do que a comissão de 30% da Apple, aumentando a inovação e reduzindo custos.

A intenção da Epic é anular o resultado do julgamento atual e enviar o processo de volta ao tribunal original para que ele aconteça novamente. A empresa ainda sugeriu que instruções sejam enviadas à juíza Rogers para auxiliá-la sobre como abordar as questões envolvendo a lei antitruste.

Se não for revertida, essa decisão derrubaria os princípios estabelecidos da lei antitruste e, como o próprio tribunal distrital reconheceu, prejudicaria uma sólida política antitruste.

Vale recordar que ambas as partes estão brigando contra o resultado em questão. Mesmo tendo comemorado o fato de que a App Store não foi reconhecida como monopolista, a Apple quer anular o trecho da decisão o qual determinou que os desenvolvedores poderão colocar links para pagamentos externos em seus aplicativos.

via Bloomberg, MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AirBuddy 2.5 chega com nova interface e suporte ao app Atalhos

Próx. Post

Wi-Fi 7 começa a ser testado com velocidades de até 46Gbps

Posts Relacionados