O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Falhas no iCloud têm causado erros de sincronização em apps [atualizado]

Sincronização na nuvem
Shutterstock.com

Uma série de desenvolvedores tem relatado nos últimos meses — pelos menos desde novembro — problemas com o sistema de sincronização do iCloud, o qual vem impedindo que recursos de apps de terceiros funcionem adequadamente.

Publicidade

Identificado pela primeira vez há cerca de dois meses no fórum de desenvolvedores da Apple, o problema parece estar centrado no CloudKit, muito usado para, entre outras coisas, sincronizar dados de usuários entre dispositivos. Segundo os desenvolvedores, o sistema tem mostrado repetidamente o código de status HTTP 503 ao iniciar tentativas de sincronização.

Embora o código HTTP 503 indique que há algo de errado com o servidor e não com os aplicativos em si, a Apple ainda não se pronunciou publicamente sobre o problema — embora alguns desenvolvedores tenham conseguido receber suporte da Maçã.

Ok, claramente há um problema acontecendo com a sincronização do iCloud agora afetando muitos usuários em muitos aplicativos diferentes. Qual é a melhor maneira de denunciar isso? Radar? Não fiz nenhuma alteração no meu aplicativo desde outubro e os usuários começaram recentemente a relatar falhas de sincronização.

O problema parece ser bastante inconsistente, com desenvolvedores relatando que apenas uma porção de seus usuários tem enfrentado o erro enquanto outros indicam algo mais abrangente.

Publicidade

Os desenvolvedores do famoso aplicativo de anotações GoodNotes chegaram até mesmo a criar um documento dedicado ao bug, que tem sido bastante recorrente entre as reclamações de usuários do aplicativo. No texto, o serviço tenta deixar claro se tratar de um problema da Apple, e não do aplicativo.

HTTP 503 é um código de erro temporário (“Serviço indisponível”) que indica que os servidores do iCloud não estão respondendo corretamente às solicitações de seus dispositivos. O erro normalmente é resolvido quando o GoodNotes tenta novamente de forma automática, mas estamos recebendo muitos relatórios de persistência do erro, causando falhas de sincronização.

Esse problema não é aparente para nós e encaminhamos o caso para a equipe de suporte técnico da Apple para investigação. Parece que outros aplicativos também estão sendo afetados.

Outro desenvolvedor a se posicionar sobre problema foi Paul Haddad, da Tapbots (responsável pelo Tweetbot), que recentemente adicionou um recurso de “status de sincronização” ao aplicativo para mostrar aos usuários se a sincronização do iCloud está funcionando ou não.

Os erros do iCloud parecem ter aumentado muito nos últimos dias. Gostaria de saber quantos desenvolvedores terão que levá-los à Apple até que ela, não sei, os consertem ou os reconheçam publicamente.

É provável que o problema tenha surgido com o lançamento do iOS 15 ou alguma de suas atualizações, no entanto, não está claro quando uma correção deverá ser disponibilizada, dado a recorrência do bug e o fato de a Apple ainda não ter emitido nenhum comunicado acerca dessa questão.

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro26/01/2022 às 16:57

Em contato com alguns desenvolvedores, a Apple confirmou que os problemas de sincronização do iCloud foram corrigidos.

Em relação ao recente problema de sincronização do iCloud, recebi uma resposta muito gentil e detalhada da Apple, indicando que o problema subjacente que causava os erros/falhas de sincronização 503 foi corrigido! 🎉 (Por favor, compartilhem!)

Em síntese, a companhia informou, de acordo com os desenvolvedores, que tal erro geralmente ocorre quando a limitação de solicitações é ativada para um usuário específico, mas um bug aparentemente estava afetando essa proteção que resultou em um número maior de alertas do que o normal.

Eu estaria interessado em saber se algum desenvolvedor/usuário viu mudanças na confiabilidade da sincronização do iCloud desde que essa matéria saiu. Alguns desenvolvedores me disseram que já viram o números de erros 503 cairem. Aqui, o Cloud Battery está funcionando novamente, assim como o Transloader.

A Apple está contatando desenvolvedores sobre a correção, então é possível que as melhorias ainda estejam sendo liberadas.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple é obrigada pela justiça a pagar valor de fones a brasileiro

Próximo Artigo
Betta Fish

Promoções na App Store: Betta Fish, RUN, Hexologic e mais!

Posts Relacionados