Uma série de desenvolvedores tem relatado nos últimos meses — pelos menos desde novembro — problemas com o sistema de sincronização do iCloud, o qual vem impedindo que recursos de apps de terceiros funcionem adequadamente.
Identificado pela primeira vez há cerca de dois meses no fórum de desenvolvedores da Apple, o problema parece estar centrado no CloudKit, muito usado para, entre outras coisas, sincronizar dados de usuários entre dispositivos. Segundo os desenvolvedores, o sistema tem mostrado repetidamente o código de status HTTP 503
ao iniciar tentativas de sincronização.
Embora o código HTTP 503
indique que há algo de errado com o servidor e não com os aplicativos em si, a Apple ainda não se pronunciou publicamente sobre o problema — embora alguns desenvolvedores tenham conseguido receber suporte da Maçã.
O problema parece ser bastante inconsistente, com desenvolvedores relatando que apenas uma porção de seus usuários tem enfrentado o erro enquanto outros indicam algo mais abrangente.
Os desenvolvedores do famoso aplicativo de anotações GoodNotes chegaram até mesmo a criar um documento dedicado ao bug, que tem sido bastante recorrente entre as reclamações de usuários do aplicativo. No texto, o serviço tenta deixar claro se tratar de um problema da Apple, e não do aplicativo.
HTTP 503
é um código de erro temporário (“Serviço indisponível”) que indica que os servidores do iCloud não estão respondendo corretamente às solicitações de seus dispositivos. O erro normalmente é resolvido quando o GoodNotes tenta novamente de forma automática, mas estamos recebendo muitos relatórios de persistência do erro, causando falhas de sincronização.Esse problema não é aparente para nós e encaminhamos o caso para a equipe de suporte técnico da Apple para investigação. Parece que outros aplicativos também estão sendo afetados.
Outro desenvolvedor a se posicionar sobre problema foi Paul Haddad, da Tapbots (responsável pelo Tweetbot), que recentemente adicionou um recurso de “status de sincronização” ao aplicativo para mostrar aos usuários se a sincronização do iCloud está funcionando ou não.
É provável que o problema tenha surgido com o lançamento do iOS 15 ou alguma de suas atualizações, no entanto, não está claro quando uma correção deverá ser disponibilizada, dado a recorrência do bug e o fato de a Apple ainda não ter emitido nenhum comunicado acerca dessa questão.
Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro26/01/2022 às 16:57
Em contato com alguns desenvolvedores, a Apple confirmou que os problemas de sincronização do iCloud foram corrigidos.
Em síntese, a companhia informou, de acordo com os desenvolvedores, que tal erro geralmente ocorre quando a limitação de solicitações é ativada para um usuário específico, mas um bug aparentemente estava afetando essa proteção que resultou em um número maior de alertas do que o normal.
The number of iCloud Sync is broken reports we’ve gotten over the last 2 days has gone down to basically 0.
— Paul Haddad (@tapbot_paul) January 26, 2022
A Apple está contatando desenvolvedores sobre a correção, então é possível que as melhorias ainda estejam sendo liberadas.