O melhor pedaço da Maçã.

Swift 3.0 terá prévias para desenvolvedores; nova versão não será retrocompatível

Depois de virar open source, a nova linguagem de programação da Apple está pronta para dar mais um grande salto. Em um detalhado post no blog oficial da Swift, o gerente sênior de códigos-fonte da Apple, Ted Kremenek, anunciou que a Swift 3.0 será lançada até o fim de 2016, com uma série de melhorias e uma aguardada novidade: a disponibilização de prévias para desenvolvedores.

Publicidade

Swift

No post, Kremenek e a equipe de desenvolvimento da Swift notam que a branch (subdivisão) “preview” no GitHub da linguagem será criada no dia 12 de maio; a primeira prévia será disponibilizada aos desenvolvedores 4-6 semanas depois. Apesar de esclarecer que o ciclo de novas prévias pode ser “irregular”, a equipe tentará seguir esta periodicidade mensal para lançá-las.

As melhorias da versão 3.0 da Swift incluem o Swift Package Manager, para o desenvolvimento e a distribuição de pacotes multi-plataforma (oi, Android, você vem sempre aqui?) e, para o Linux, será também a primeira a conter as Swift Core Libraries (bibliotecas centrais). Muitas outras novidades estão listadas no próprio post de anúncio.

Publicidade

Por outro lado, nem tudo são flores e, para tornar possíveis todos esses novos recursos, foi necessário tomar a decisão de não fazer o Swift 3.0 compatível com as suas versões anteriores — incluindo a atual (2.2). As mudanças fundamentais na linguagem e na sua Standard Library (biblioteca padrão) são as principais culpadas pela ruptura, que implicará em mais trabalho para os desenvolvedores que quiserem manter seus aplicativos atualizados com a versão mais recente da Swift.

A Swift 3.0 será lançada, como dito acima, no fim do ano, tanto no Swift.org quanto numa futura versão do Xcode (quem sabe a 8.0?).

[via iClarified]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo do dia: todos os iPhones já lançados, comparados

Próx. Post

Updates recentes na App Store: Shazam, YouTube, Google+ e mais!

Posts Relacionados