Na última semana, falamos aqui sobre a guerra do mercado de streaming nos Estados Unidos com números (estimados) da JustWatch. Por lá, Netflix e Prime Video são os maiorais de um segmento com cada vez mais concorrentes, mas estão começando a perder espaço para novatos — relativamente falando — como o HBO Max e, claro, o Apple TV+.
Mas e no Brasil, qual o cenário? O MacMagazine recebeu dados da JustWatch referentes à nossa querida república e, por aqui, a Netflix é o líder isolado de mercado (para a surpresa de absolutamente ninguém), enquanto o Apple TV+ ainda engatinha — mas já dá sinais de crescimento.
Por aqui, a Netflix tem 31% do mercado, enquanto o Amazon Prime Video tem cerca de 22%. Disney+ e HBO Max reúnem cerca de 10% cada, enquanto o Globoplay fica com 8% — mais 4% do Telecine Play, que está sendo incorporado à plataforma principal da Globo. O Apple TV+, por sua vez, tem 3%, índice semelhante ao recém-chegado Star+ (também da Disney).
Analisando o desempenho de cada plataforma mês a mês durante o ano de 2021, alguns fatores chamam a atenção — a começar pela queda progressiva do Prime Video ao longo do ano, fator que contribuiu para que a Netflix se isolasse na liderança. Disney+ e Globoplay mantém-se razoavelmente estáveis, enquanto o Apple TV+ começa a enxergar uma tendência de crescimento no fim do ano.
A categoria “Outros” vai progressivamente sendo abandonada.
Assim como nos EUA (e em vários outros países), o Apple TV+ ainda tem um longo caminho pela frente — e grandes concorrentes, é claro — para melhorar sua classificação no Brasil.
O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.