O melhor pedaço da Maçã.

Falha no Conecte SUS validava certificados para não vacinados

App Conecte SUS para iOS

Após um longo período fora do ar, o problemático aplicativo Conecte SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, voltou a apresentar problemas. Segundo uma reportagem da agência Saiba Mais, o aplicativo estava, aparentemente, validando certificados vacinais até mesmo para cidadãos não imunizados.

Publicidade

A descoberta foi feita inicialmente pelo professor Jônatas Andrade, do Rio Grande do Norte, e divulgada na terça-feira (25/1) pela agência. Segundo a matéria, o professor notou a falha ao testar, por curiosidade, a função “Valida QR Code” do aplicativo, projetada para que fiscais possam confirmar a autenticidade de comprovantes apresentados em locais que requerem o passaporte vacinal.

Ao ver o QR Code na tela do telefone, tive vontade de testar em outros códigos. Peguei o QR Code de um Pix, e foi validado. Depois testei num site que gera QR Codes com frases aleatórias, e também foi validado.

Além do relato do próprio professor, a agência afirmou ter realizado uma série testes e, segundo a matéria, o sistema do aplicativo chegou confirmar a autenticidade até mesmo de códigos gerados aleatoriamente na internet que levavam a mensagens genéricas. O veículo ressaltou, ainda, que a falha pode ter aberto uma brecha para possíveis fraudes envolvendo o passaporte vacinal.

A falha foi aparentemente corrigida com uma nova atualização (versão 8.3.1), liberada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (26/1) para iOS. Na descrição do aplicativo na App Store, é possível encontrar a mensagem “Correção na validação do QR Code”, além de outras correções menores. A versão de Android do aplicativo também foi atualizada para corrigir o problema.


Ícone do app Meu SUS Digital
Meu SUS Digitalde Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 13.5.0 (162.7 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

via TecMundo

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple tem 1,8 bilhão de dispositivos ativos no mundo

Próx. Post

Messenger ganha melhorias em chats criptografados

Posts Relacionados