O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Face ID com máscara

iOS 15.4 permitirá usar o Face ID com máscaras; macOS 12.3 ganhará Controle Universal

São muitas novidades para basicamente todos os futuros sistemas operacionais da Apple!

A Apple iniciou os testes do iOS 15.4, do iPadOS 15.4, do macOS 12.3, do watchOS 8.5 e do tvOS 15.4 hoje e, aos poucos, as primeiras novidades dessas futuras versões dos sistemas começam a ser identificadas pelos desenvolvedores.

Publicidade

Algumas são bem significativas! 😀

Face ID com máscara

A beta do iOS 15.4 chegou com um recurso muito bem-vindo para usuários de iPhones equipados com o Face ID. Agora, o sistema é capaz de autenticar o rosto da pessoa mesmo quando ela está usando uma máscara.

Segundo a Apple, o novo recurso usa “características únicas” ao redor dos olhos dos usuários para efetuar a autenticação. O usuário poderá ativar o recurso tanto na tela de configuração inicial do aparelho, ao instalar o iOS 15.4, quanto nos Ajustes indo em Face ID & Senha » Usar Face ID com uma máscara.

Publicidade

Caso o usuário ative o recurso, será necessário realizar um novo cadastramento do rosto para que o Face ID funcione a contento.

Além disso, o sistema também oferece a opção de fazer o reconhecimento do rosto com máscara e óculos, para tornar a autenticação ainda mais precisa. Vale notar, no entanto, que a novidade não funciona com óculos escuros, já que o usuário precisa estar olhando diretamente para o iPhone no momento da autenticação.

A Apple, contudo, deixa claro que o método é menos seguro que o Face ID tradicional, capaz de escanear todo o rosto do usuário, e não apenas uma parte dele. A novidade é especialmente útil para aqueles que não possuem um Apple Watch para desbloquear seus aparelhos.

Novos emojis

O iOS 15.4 também trará 37 novos emojis e 75 variações de tom de pele. Entre as novidades, estão os emoji de lábios mordidos e bolhas de sabão.

Emojis no iOS 15.4
Imagem: MacRumors

Controle Universal

Outros dois sistemas a ganharem uma novidade bastante aguardada foram o iPadOS 15.4 e o macOS Monterey 12.3.

Publicidade

Após vários adiamentos, agora finalmente eles contarão com o tão esperado Controle Universal (Universal Control). O recurso foi apresentado originalmente pela Apple ainda na WWDC21, no entanto a novidade sofreu uma série de adiamentos desde então.

Para ativar o recurso no Mac, basta acessar Preferências do Sistema » Telas e, logo em seguida, clicar na opção “Avançado”. Feito isso, é possível ativar/desativar várias opções relativas ao recurso ou até mesmo, desativá-lo por completo. No iPadOS, a novidade pode ser encontrada em Ajustes » Geral » AirPlay & Handoff.

Vacinas

Em países da União Europeia, será possível colocar o certificado de vacinação da COVID-19 no app Carteira (Wallet).

Adeus, extensões de kernel e Python 2.7

A Apple também confirmou ter desativado as extensões de kernel usadas pelo Dropbox (como já sabíamos) e pelo OneDrive no macOS. Segundo a Maçã, ambas as empresas já disponibilizaram novas versões para remediar o problema.

A Apple também informou que abandonará o Python 2.7 em prol da versão 3:

Anotações nas Chaves do iCloud

O recurso Chaves do iCloud, nos novos sistemas, contará com um campo para que você faça anotações relacionadas ao login/senha em questão.

Anotações no Chaves do iCloud no IOS 15.4
Imagem: MacRumors

Central de Controle

No iPadOS 15.4, poderemos colocar uma opção de controle de brilho em teclados externos na Central de Controle.

Controlando o brilho do teclado externo no iPadOS 15.4

Atalhos

Algumas mudanças também foram feitas para os atalhos no iOS 15.4: nele, temos acesso a ícones redesenhados para todas as ações suporte para tagging no app Lembretes.

Além disso, é possível executar automações em plano de fundo sem receber aquelas notificações chatas.

Widget do Apple Card

Ademais, o app Carteira (Wallet), por sua vez, ganhou um novo widget que mostra o gastos do usuários nos últimos dias.

Widget do Apple Card no iOS 15.4
Imagem: MacRumors

Apple TV e redes Wi-Fi

A beta 15.4 do tvOS, por sua vez, chegará com uma novidade focada em quem curte levar suas Apple TVs consigo em viagens e precisam se conectar a redes de terceiros que demandam várias etapas de autenticação.

Agora, segundo a Apple, o sistema conta com suporte completo a redes Wi-Fi cativas, o que permitirá que usuários utilizem seus iPhones e iPads para conectar os dispositivos de forma mais rápida e prática. Além disso, a nova versão do sistema também contará com uma série de novos ajustes focados em desenvolvedores para o StoreKit.


Boas novidades, hein! 😃

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
AirPods Pro

Patente sugere que AirPods poderão reconhecer usuários

Próximo Artigo
Logo da Apple Hamburg

Recorde: Apple fatura US$123,9 bilhões no 1º trimestre fiscal de 2022

Posts Relacionados