O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Shutterstock.com
Olimpíadas de Inverno 2022

App das Olimpíadas de Pequim estaria espionando usuários

E o pior: enviando as gravações de áudios a servidores chineses

Os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 serão realizados entre os dias 4 e 20 de fevereiro, em Pequim (China). No entanto, com o recente aumento de casos da COVID-19, o governo chinês precisou tomar algumas medidas para evitar a disseminação do vírus durante o evento.

Publicidade

Dentre as providências, está a exigência de que todos os atletas e o público que queira comparecer aos jogos faça o uso do aplicativo oficial MY2022 — que conta com informações sobre o evento, jogos, viagens, acomodação, alimentação, etc.

Todavia, ao analisar os códigos do app, o pesquisador Jonathan Scott descobriu que ele coleta gravações de áudio dos usuários e as envia para servidores chineses.

Segundo ele, isso acontece tanto no iOS quanto no Android. Quando aberto em primeiro plano, ele ouve ativamente o áudio no dispositivo. Quando movido para segundo plano, ele força internamente para garantir a permissão do sistema e continuar fazendo a mesma coisa.

Publicidade

Não está claro, entretanto, como todo o processo acontece ou é possível — e, também, se ele se livra do ponto laranja o qual indica que o microfone está sendo usado.

Segundo o pesquisador, o app usa tecnologia da chinesa iFlytek, startup já adicionada à lista negra do governo americano, em 2019, por maus tratos a muçulmanos e minorias.

No mais, o app ainda armazena outras informações sensíveis de usuários que podem ser perigosas, como informações de viagem, médicas e de passaporte. A organização do evento ainda não comentou o assunto.

via The New York Times

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone da App Store

App Store agora permite distribuir aplicativos de forma oculta

Próximo Artigo
Alex Moffat

Apple TV+: Alex Moffat, do "SNL", entra para "Bad Monkey"

Posts Relacionados