O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Compartilhe o áudio dos iPads Pro e Air em apresentações

Homem, iPad e Mac
Myriam B / Shutterstock.com

Em diversos anúncios e nas falas do seu CEO1, Tim Cook, a Apple tem reforçado a ideia de que o iPad é uma alternativa para os computadores, ainda que deixe bem claro que existe espaço de coexistência com seus MacBooks.

Publicidade

A versão Pro de 2018 e, posteriormente, a quarta geração do Air, trouxe grandes mudanças de design do produto, que com a chegada do iPadOS e do Magic Keyboard tornou-se realmente uma ferramenta muito interessante para trabalho externo, aulas e palestras por sua portabilidade e eficiência.

Eis que esse que vos escreve comprou com bastante empolgação o iPad Pro em 2018 e estava ansioso para usá-lo para dar aulas. Na primeira oportunidade, viajei para uma outra cidade onde daria um curso de três dias. Estava animado para estrear o bichinho e levei apenas ele na mala. Ao chegar para ligar os equipamentos, conectei meu iPad no projetor e, como uso alguns vídeos nas aulas, fui ligar o cabo de áudio. 

Nesse momento, o desespero tomou conta: percebi que não tinha notado a ausência da saída de 3,5mm (a famosa P2). Com apenas uma porta USB-C para ligar o projetor e nenhuma outra solução aparente, tive que partir para o Gerenciamento de Anomalias Muito Bizarras Inesperadas, Assustadoras, Repentinas, Raras e Artísticas (mais conhecido por sua sigla GAMBIARRA). Conectei meu iPhone ao som com um adaptador e, na hora do vídeo, tinha que apertar o play nos dois ao mesmo tempo. Você pode imaginar que foram três dias com bastante emoção. 😅

Publicidade

Após resolver o problema imediato, fui pesquisar o tema em diversos blogs e canais, mas na época as soluções não estavam tão óbvias. Depois de fuçar bastante, encontrei duas alternativas para resolver esse problema. Talvez isso pareça bastante óbvio para você, mas de repente para novatos a solução pode ajudar.

Adaptadores (spoiler: leia tudo pois tem algo não tão óbvio nessa opção)

Sim, os dongles estão ai para quem quiser, de todos os tamanhos e modelos. Não são muitos os adaptadores que possuem todas as portas importantes para quem trabalha com aulas e palestras: P2, HDMI, VGA (sim, ainda tem por ai projetores só com VGA) e USB-C para continuar carregando o iPad durante o uso.

O adaptador que mais se ajustou à minha necessidade foi esse da Sendcool. Embora às vezes ele passe uma impressão de não ficar tão firme, é bastante pequeno e discreto. Para solucionar a ausência de VGA, comprei esse pequeno adaptador de VGA para HDMI. Achei mais interessante carregar os dois pequenos do que um grande com todas as portas. 

Após comprar o adaptador, na primeira vez que fui usá-lo, as coisas não ocorreram como esperado. Ao conectar o cabo HDMI no iPad e no projetor, o áudio passou a ser transmitido pelo projetor junto à imagem, e não para a caixa de som, como desejado.

Não foi tão simples descobrir como alterar essa configuração, mas existe algo muito simples a fazer: ao baixar a barra de controle do iPad, na parte do som, há um símbolo do AirPlay. Ao clicar/tocar nele, você terá a opção de escolher por onde compartilhar o áudio, se pelo cabo P2, via HDMI ou Bluetooth. Basta alterar para o cabo e tudo fica resolvido.

Adaptador Bluetooth com P2

Outra solução bacana e que pode ser muito interessante por sua mobilidade é utilizar um adaptador de som para Bluetooth. Eu comprei esse da Anker.

Publicidade

Você liga o receiver na caixa de som. Posteriormente, basta colocá-lo no modo de emparelhamento e, novamente no botão de AirPlay do iPad, escolher o Bluetooth do adaptador como opção de compartilhamento de áudio. Essa opção pode ser bastante interessante para evitar um cabo a mais pendurado no iPad e aumentar sua mobilidade no ambiente de aula. 

Publicidade

Espero que essas dicas sejam úteis para lhe ajudar no trabalho com o iPad e aumentar sua eficiência nas apresentações!

iPads Pro de 11″ e de 12,9″ iPad Air (5ª geração)

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Mulher usando um iPad

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 23 a 30 de janeiro

Próximo Artigo
Spotify e Apple Music

Como transferir playlists do Spotify para o Apple Music e outros serviços

Posts Relacionados