A IDC divulgou recentemente sua pesquisa sobre o mercado global de tablets referente ao ano passado. De acordo com a firma, embora o setor continue em alta, a desaceleração da demanda e as dificuldades geradas pela escassez de componentes fizeram com que as vendas fossem afetadas nos últimos meses do ano.
Segundo o relatório, as vendas globais de tablets recuaram 11,9% no último trimestre de 2021 — reflexo da queda na demanda após o pico visto com o início da pandemia, em 2020. No total, 46 milhões de dispositivos foram vendidos durante todo o período.
A Apple viu as vendas de iPads diminuírem 8,6% no quarto trimestre de 2021, comercializando cerca de 17,5 milhões de dispositivos no período — contra 19,1 milhões de aparelhos no fim de 2020. Ainda assim, a Maçã segue no topo do ranking com invejáveis 38% de market share, um aumento em relação aos 36,6% registrados no quarto trimestre de 2020.
Samsung e Lenovo aparecem logo atrás da Maçã — as quais viram quedas ainda maiores nos últimos meses do ano, sendo que a gigante sul-coreana sofreu um recuo de 21,6%, enquanto a empresa chinesa teve um declínio de 25,4%. A Samsung terminou o ano com 15,9% de market share, enquanto a Lenovo fechou o trimestre com 10%.
Olhando para 2021 como um todo, a Apple comercializou 57,8 milhões de dispositivos — contra 53,3 milhões em 2020, o que representa um aumento de 8,4%. A Maçã também conseguiu expandir seu domínio do mercado no último ano, aumentando sua fatia de mercado de 32,6% em 2020 para 34,2% em 2021. A Samsung e a Lenovo vêm logo atrás com 18,3% e 10,5%, respectivamente.
Apesar da desaceleração do mercado nos últimos meses do ano passado, os números referentes a 2021 continuam em alta se comparados aos registrados no período pré-pandemia, segundo a pesquisa.
Embora 2021 tenha sido um ótimo ano para o mercado de tablets, as vendas começaram a desacelerar à medida que o mercado ultrapassou o pico de demanda em muitas regiões. No entanto, as remessas em um futuro próximo permanecerão acima dos níveis pré-pandêmicos, pois o ensino a distância, o trabalho remoto e o consumo de mídia continuam sendo prioridades para os usuários.
—Anuroopa Nataraj, analista de pesquisas sênior da IDC
Vale notar que a Apple divulgou, na semana passada, os resultados do seu primeiro trimestre fiscal de 2022 — no qual os iPads tiveram uma receita de US$7,2 bilhões — uma queda de 14,2% em relação ao faturamento do mesmo período de 2021.
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