O melhor pedaço da Maçã.

Como a Apple poderia aprimorar o Game Center?

Ícone - Game Center

Ícone - Game CenterOk, eu entendo perfeitamente: a transformação do iOS em plataforma de jogos foi algo quase acidental — num belo dia desenvolvedores começaram a criar games para iPhone, depois a vendê-los, arrecadar montanhas de dinheiro e a Apple viu que isso era bom. Só que, já que o pessoal de Infinite Loop resolveu abraçar a causa e criar uma rede social para movimentar os jogos, que seja a melhor rede social do mundo.

Publicidade

Infelizmente, o Game Center está (BEM) longe de merecer esse título, e por conta disso a Macworld trouxe hoje algumas dicas do que pode ser feito pela Maçã para atiçar a competição amigável entre seus clientes.

Em síntese, a maioria das mudanças sugeridas se resumem a “copie a Xbox Live da Microsoft”. Trocar mensagens de texto (e, se possível, ter um local onde ver as que forem perdidas), encontrar novos parceiros de jogo (principalmente entre os amigos dos seus amigos), saber quem está online ou offline, personalizar sua experiência com avatares ou imagens de perfil… Muitas coisas que são lugar-comum em qualquer rede social poderiam ser incorporadas ao Game Center.

Só que o melhoramento mais fenomenal dessa lista não vem da rede de jogos da Microsoft (até porque não é algo necessário no Xbox 360): sincronização de estado entre gadgets. Muitos jogos já oferecem um recurso de você parar de jogar no iPhone e continuar exatamente do mesmo ponto no iPad, mas isso é provido pelos desenvolvedores por conta própria. O quanto custaria para a integração com o Game Center permitir que o save de um jogo fosse sincronizado entre gadgets?

Publicidade

Se bem que, atualmente, a pergunta mais crucial é: o quanto custaria para que todos os apps do iOS pudessem ter esse tipo de integração entre si e, talvez, com o Mac OS X? Agora que todas as cabeças estão na nuvem, seria bem legal se os desenvolvedores pudessem contar com alguma API para permitir a transferência de informações sobre o estado do app e, assim, fazer como o iBooks: você fecha um livro no iPhone e o abre no iPad na mesma página em que parou… automagicamente.

E você, como acha que a Apple poderia aprimorar a rede social de games do iOS? Diga nos comentários o que gostaria de ver implementado no iOS 5! (“Game Center no Brasil” não conta, pois é assunto pro Ministério da Justiça.)

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na [Mac] App $tore: Rat On A Skateboard, Pocket Dinousaurs 2, Playface Pro e mais!

Próx. Post

Investigação de queixa da Nokia contra a Apple deverá se estender até outubro de 2012 na ITC

Posts Relacionados