Parece que os esforços da Apple em expandir suas operações na Índia estão finalmente sendo recompensados. De acordo com uma pesquisa da Counterpoint, a empresa teve recentemente o seu trimestre mais forte no país.
De acordo com os dados da pesquisa, as vendas de iPhones cresceram para 2,3 milhões no último trimestre — um aumento de 34% em relação ao mesmo período no ano anterior. Para pormos esses números em perspectiva, Xiaomi e Samsung venderam respectivamente 9,3 e 7,2 milhões de smartphones no país no último trimestre.
Apesar do ótimo crescimento, a fatia do mercado indiano (o segundo maior do mundo, vale notar) da Apple ainda é de apenas 5%. No entanto, ela parece ser a que mais lucra no país — as vendas teriam gerado cerca de US$2,09 bilhões para os cofres da companhia.
No segmento de smartphones premium (acima de 30.000 rúpias, ou US$400), a Apple foi uma das marcas que mais cresceram em 2021, com um crescimento anual de 108% nas remessas. Isso a permitiu manter a liderança no segmento, com 44% de participação.
Ainda de acordo com a pesquisa, no último trimestre o preço médio de venda do iPhone no país foi de US$908. O da Samsung, por sua vez, foi de US$278, enquanto que o da Xiaomi não passou de US$172.
Neil Shah, analista da Counterpoint Research, disse que esse “é um ponto de virada para a Apple na Índia”. Segundo ele:
Os indianos estavam dispostos a gastar dinheiro em telefones premium durante a pandemia porque a vida de todos girava em torno de seus dispositivos, e não havia mais nada para gastar.
De fato, a Maçã tem um grande interesse na Índia. Nos últimos tempos, ela abriu sua loja online por lá, ampliou descontos e começou a fabricar iPhones no país. Ela também planeja abrir uma loja física em breve.
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