Após anunciar mudanças na App Store na Holanda, a Apple forneceu alguns detalhes adicionais sobre como permitirá que aplicativos de namoro no país ofereçam sistemas de pagamento alternativos, em conformidade com uma determinação da Authority for Consumers and Markets (ACM) — embora ainda esteja apelando da decisão.
Como muitos devem saber, a Apple normalmente cobra 30% de comissão em compras/assinaturas feitas a partir do seu próprio sistema (até então, o único disponível). Na Holanda, a comissão cobrada sobre os sistemas alternativos de pagamento foi fixada em 27%.
A Apple explica, ainda, que essa é uma taxa reduzida que exclui valor relacionado ao processamento de pagamentos. Dessa forma, desenvolvedores serão responsáveis pela cobrança e remessa de quaisquer impostos aplicáveis, como o imposto sobre valor agregado (IVA) da Holanda — para vendas processadas por um provedor de pagamento terceirizado.
Segundo a companhia, os aplicativos de namoro na Holanda podem optar por oferecer sistemas de pagamento alternativos vinculando-se a um site ou usando um fluxo nativo no aplicativo — porém, os desenvolvedores terão que informar ao seu cliente que ele está sendo direcionado a um serviço de pagamentos que não é o da Apple.
This is GOLD pic.twitter.com/dt9uKUbzJi
— Marco Arment (@marcoarment) February 4, 2022
A cada mês, os desenvolvedores terão que enviar um relatório para a Apple que lista suas vendas. A Apple enviará então faturas de sua comissão, que devem ser pagas em 45 dias.
Reação
Naturalmente, os detalhes fornecidos pela Maçã já chegaram ao ouvidos de desenvolvedores — e alguns deles compartilharam sua insatisfação com as medidas, como Steve Troughton-Smith, que chamou a abordagem da Maçã “absolutamente perversa”.
Benjamin Mayo, do 9to5Mac, afirmou que a solução oferecida pela Apple “não vai ser rentável para ninguém”.
Dado que muitos dos argumentos a favor do uso de pagamentos alternativos citaram o dinheiro como um fator, é improvável que o número de desenvolvedores insatisfeitos com a decisão seja pequeno. Isso ainda vai dar água pela barba…
via 9to5Mac