O melhor pedaço da Maçã.

Como denunciar fake news no Twitter [iPhone, iPad, Mac e web]

Shutterstock.com
Falso ou fato

O Twitter é conhecido por ser uma rede social muito usada para o compartilhamento de notícias ou de eventos como programas de TV, jogos de futebol e até eventos de tecnologia (como os da Apple, é claro).

Publicidade

Além disso, muito se é discutido sobre política e os eventos que impactam o mundo todo, como é o caso da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Pois mesmo com todos os benefícios da discussão nessa rede social, ela não está livre de um fenômeno muito comum nos últimos anos: o das notícias falsas (fake news).

Para ajudar a melhorar a qualidade do conteúdo mostrado, o Twitter liberou recentemente aqui no Brasil, em fase de testes, a opção de denunciar postagens com notícias falsas, inclusive envolvendo a pandemia.

Publicidade

A seguir, confira como denunciar um tweet nos apps para iPhone/iPad e Mac, além da web, é claro! 🐦

Primeiramente, abra o Twitter no seu dispositivo e, quando encontrar um tweet suspeito, toque/clique no botão representado por três pontinhos (ao lado da mensagem) e selecione “Denunciar Tweet”.

Na tela de relatar um problema, vá em “As informações são enganosas” e escolha uma das categorias que o tweet se encaixa:

Publicidade
  • Política
  • Saúde
  • Outra coisa

Em “Política” e “Saúde”, por exemplo, você pode especificar se elas envolvem as eleições ou a pandemia da COVID-19, por exemplo.

Vale notar que o processo de denúncia é exatamente o mesmo no Mac e na web!

Feito isso, a sua denúncia será enviada para a equipe do Twitter, que analisará se ela se encaixa na sua denúncia. Uma notificação será enviada para você pelo próprio app ou por email com mais detalhes.

Publicidade

Enquanto isso não ocorre, a rede social lhe dá a opção de silenciar a conta cujo tweet tenha sido denunciado. Assim, você não corre o risco de se deparar com novos tweets dela passando pela sua timeline.

Na época em que o recurso foi liberado por aqui, a rede social afirmou que cerca de 50% dos conteúdos que violam algum dos termos de uso já são identificados por sistemas automatizados — e, outra parte, por equipes internas da rede.

Mesmo assim, essa não deixa de ser uma boa iniciativa para evitar a propagação de notícias inverídicas, não?! 🙂


Ícone do app X
X de X Corp.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.33.1 (259.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Twitter
Twitter de X Corp.
Compatível com Macs
Versão 9.30 (146.8 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como baixar seu currículo em PDF no LinkedIn

Próx. Post

O que é e como funciona o HomeKit?

Posts Relacionados